terça-feira, dezembro 24, 2024
InícioEconomiaAgroindústria cresce 4,2% em outubro e projeta alta acima de 2,7%

Agroindústria cresce 4,2% em outubro e projeta alta acima de 2,7%

Em outubro de 2024, a agroindústria cresceu 4,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O desempenho foi impulsionado por dois segmentos principais. O setor de Produtos Alimentícios e Bebidas avançou 1,4%.

Já o segmento de Não-Alimentícios registrou alta de 7,4%. Esses resultados refletem, de forma clara, um mercado interno brasileiro aquecido e o bom ritmo das exportações.

No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, a agroindústria alcançou um crescimento de 2,7%. Esse foi o melhor resultado para o período desde 2010. Com base no desempenho consistente dos últimos meses, a expectativa é que o setor encerre o ano com um avanço de 2,7%, conforme o cenário base projetado pelo FGV Agro. Para atingir essa meta, o setor precisa crescer 2,5% nos dois meses finais do ano.

Leia tambéem: “A meta de inflação é uma meta social

Mesmo que a produção não cresça no último bimestre, algo considerado improvável, o setor fecharia o ano com um crescimento acumulado de 2,3%. Esse resultado já seria suficiente para superar qualquer desempenho anual desde 2010 em relação à Agroindústria.

Setores da agroindústria que apresentam desempenho negativo

Os únicos setores da agroindústria que ainda apresentam desempenho negativo são:

  • Alimentos de Origem Vegetal (-0,6%): A redução na produção de arroz, conservas e sucos, açúcar e café explica a queda do subsetor de alimentos de origem vegetal neste ano.
  • Insumos Agropecuários (-3,9%): O setor enfrenta dificuldades, resultantes da cautela dos produtores em relação à preparação para a safra 2024/25 e agravadas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul. No entanto, nos últimos cinco meses, o setor tem diminuído suas perdas.

Vale destacar que o setor de Fumo, que até agosto apresentava uma contração de 3,5% em razão das enchentes no Rio Grande do Sul em maio, já recuperou as perdas e deve fechar o ano com crescimento positivo.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui