Tudo sobre TikTok
Um dos aspectos mais irritantes da cultura do TikTok é quando um usuário compartilha um clipe interessante de um filme ou série de TV, mas não informa a qual obra pertence aquele recorte.
Ao não dizer de qual filme ou série o trecho foi retirado, muitos dos espectadores perguntam nos comentários de onde vem o clipe, em um truque para aumentar o engajamento. Porém, o TikTok está intervindo para mudar essa situação, com um novo recurso chamado TikTok Spotlight.
A plataforma de vídeos curtos divulgou essa semana que este novo recurso vai ser como uma “solução que permite à indústria do entretenimento aproveitar o poder das comunidades de fãs do TikTok para promover filmes, séries de TV e franquias”.
Como o recurso TikTok Spotlight vai funcionar
- O TikTok Spotlight identifica vídeos aplicáveis na plataforma (usando machine learning e também revisores humanos) e atribui um link âncora para um título específico.
- O link direciona os usuários para uma página de destino dedicada, onde podem descobrir mais detalhes como sinopse, elenco, contas oficiais e uma coleção de outros conteúdos de criadores vinculados ao mesmo filme ou série.
- Na página de destino, profissionais responsáveis pelo marketing daquele título podem vincular um serviço de streaming para permitir que os usuários assistam ao título imediatamente; compre ou alugue o título em uma loja digital; ou compre ingressos de cinema.
- Os profissionais também podem excluir vídeos específicos (ou seja, aqueles que podem não ser “seguros para a marca”) das campanhas Spotlight.
Há benefícios também para os estúdios que participam desta iniciativa. O TikTok tem sido cada vez mais uma parte importante das estratégias de marketing para filmes e programas de TV, portanto, ter um centro onde os usuários interessados possam aprender mais e possivelmente comprar ingressos de cinema é algo de que Hollywood pode aproveitar.
A TikTok diz que será capaz de encontrar criadores que façam conteúdo benéfico para a indústria e incentivá-los a divulgar seus projetos. Os estúdios também terão acesso a análises de engajamento.