sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaAgora, navios elétricos podem recarregar em turbinas eólicas offshore

Agora, navios elétricos podem recarregar em turbinas eólicas offshore

Navios elétricos agora podem se conectar a “fazenda” de turbinas eólicas para recarregar suas baterias offshore, na parte belga do Mar do Norte. Isso graças a um sistema inédito no mundo, implantado pela empresa Parkwind na “fazenda” Nobelwind da Bélgica.

Esta “fazenda” está em operação desde 2017 e possui 50 turbinas, cobrindo quase 20 quilômetros quadrados. E a transferência de energia entre as turbinas e os navios de manutenção ocorreu sem problemas e sem interrupção, conforme divulgado pela Parkwind.

Carregar navios elétricos em turbinas eólicas pode deixá-los o mais ‘verde’ possível

Além de inédito, o sistema pode manter navios elétricos o mais “verde” possível. Isso porque ele permite recarregar as baterias dos veículos por meio de uma fonte renovável de energia.

A nova estação de carregamento foi transportada num navio de transferência de tripulação (CTV) a 47 quilômetros da costa. Seus componentes modulares foram instalados entre as turbinas eólicas usando o guindaste da subestação da instalação.

Sistema com cabo automático recarrega baterias de navios elétricos por meio de fonte renovável de energia (Imagem: Reprodução/YouTube/Parkwind)

(O módulo de recarga foi desenvolvido pela parceiro da Parkwind, a MJR, empresa de engenharia de sistemas de energia e automação offshore com sede no Reino Unido.)

Uma vez estabelecido, a empresa o utilizou com sucesso para carregar um de seus CTVs. A Parkwind publicou um vídeo no YouTube que mostra este processo. Assista abaixo:

Capacidade de carregamento a partir de turbinas eólicas

Visão aérea de fazenda de turbinas eólicas com um dos navios elétricos da Parkwind a deriva no oceano
Sistema também pode conectar navios convencionais a turbinas eólicas para recarregá-los (Imagem: Reprodução/YouTube/Parkwind)

Atualmente, a estação de carregamento pode fornecer até 2 MW de energia para os CTVs e até 8 MW de energia para os veículos de operação de serviço (SOVs) responsáveis pela manutenção das turbinas eólicas.

A Parkwind diz que o sistema também pode operar os sistemas elétricos de navios convencionais que estão à deriva ao largo da costa para reduzir sua dependência de motores a diesel, reduzindo assim as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui