O Bluesky – um dos rivais do X (antigo Twitter) – agora deixa você ver postagens na plataforma sem exigir que tenha conta na rede social. No entanto, caso você realmente queira criar um login, a empresa ainda exige convite de alguém de dentro para isso.
Para quem tem pressa:
- Acesso sem conta no Bluesky: O Bluesky, rival do X (antigo Twitter), agora permite que usuários vejam postagens na plataforma sem necessidade de uma conta, embora ainda exija um convite para quem deseja criar um login;
- Novas funcionalidades de compartilhamento: A mudança permite a vinculação ou incorporação de publicações do Bluesky em sites e blogs, além da possibilidade de usuários compartilharem conteúdo em mensagens privadas e em grupos;
- Atualizações e novo logotipo: Jay Graber, CEO da empresa, também anunciou um novo logotipo com um emoji de borboleta, simbolizando a transformação das mídias sociais e adotado organicamente pela comunidade do Bluesky.
Além de abrir o acesso para quem é de fora da rede social, a mudança permitirá a vinculação ou incorporação das publicações do Bluesky em sites e blogs. E os usuários também podem compartilhá-las em mensagens, tanto “no privado” quanto em grupos.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Bluesky furando a bolha
Os usuários do Bluesky podem ir em Configurações > Moderação > Visibilidade para usuários deslogados para impedir que a rede social mostre suas publicações para usuários que não tenham conta na rede social.
No entanto, esse limite se aplica apenas ao site e ao aplicativo próprio do Bluesky. A empresa disse que outros clientes de terceiros podem não respeitar a alternância e mostrar as postagens de qualquer forma.
Portanto, se você não quiser compartilhar publicações com um público mais amplo, precisará tornar seu perfil privado – aquele recurso “fechar” sua conta, também presente em redes sociais como X e Instagram.
Em uma postagem na rede social, o CEO da empresa, Jay Graber, também revelou um novo logotipo com emoji de borboleta, que substituiu o logotipo de céu azul com nuvens.
“Desde cedo, notamos que as pessoas estavam usando organicamente o emoji de borboleta 🦋 para indicar seus handles no Bluesky”, disse Graber. “Nós adoramos e adotamos à medida que se espalhou. A borboleta fala à nossa missão de transformar as mídias sociais em algo novo.”
Contexto da rede social
Em 2023, o Bluesky lançou seus aplicativos para iOS (iPhone) e Android e atingiu dois milhões de usuários em meados de novembro, quando anunciou que pretendia abrir sua interface.
A rede social também implementou ferramentas de moderação após enfrentar críticas sobre o tipo de conteúdo permitido na plataforma. Embora o Bluesky seja atualmente a única instância no Protocolo AT, ele visa a federação “no início do próximo ano”. Isso significa que podem aparecer mais servidores e instâncias compatíveis com o Bluesky com seu próprio conjunto de regras.
O anúncio do Bluesky ocorre num momento em que o Threads, da Meta, começou a experimentar a integração do ActivityPub. Após o anúncio da big tech, no começo de dezembro, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, e outras pessoas da equipe do Threads começaram a tornar suas contas e publicações visíveis no Mastodon (outro rival do X) e em outros aplicativos compatíveis.