terça-feira, abril 15, 2025
InícioDestaqueAgenda Teresina 2030 participa de oficina para implementação de estratégia alimentar do...

Agenda Teresina 2030 participa de oficina para implementação de estratégia alimentar do Governo Federal

Agenda Teresina 2030 participa oficina da estratégia Alimenta Cidades (Foto: Ascom Semplan)

A Agenda Teresina 2030 participou, a convite da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SESAN/MDS), da primeira oficina da estratégia Alimenta Cidades. O objetivo é promover o diálogo e co-criação entre municípios, estados e governo federal para aprofundar e finalizar o diagnóstico alimentar urbano e das políticas, programas e ações de segurança alimentar e nutricional do município.

“Essa iniciativa é fundamental para a segurança alimentar e o desenvolvimento social na nossa cidade. Ao participar desse programa, Teresina pode se destacar na promoção de hábitos alimentares saudáveis e no apoio aos agricultores locais, além de fortalecer a rede de assistência social, garantindo dignidade e oportunidades para as populações mais vulneráveis”, afirma André Rocha, representante da Agenda Teresina 2030 na Caisan.

Agenda Teresina 2030 participa oficina da estratégia Alimenta Cidades (Foto: Ascom Semplan)

A estratégia Alimenta Cidades está sendo implementada nos municípios, contemplando ações induzidas e apoiadas pelo Governo Federal e iniciativas que considerem o contexto específico dos territórios. Em Teresina, esta foi a primeira oficina e, com apoio da Caisan – Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, a estratégia está sendo implementada.

A intenção é contribuir para o planejamento integrado e a coordenação intersetorial de ações relacionadas à alimentação urbana, além de fortalecer a perspectiva de direito à alimentação adequada, reduzindo desigualdades.

Agenda Teresina 2030 participa oficina da estratégia Alimenta Cidades (Foto: Ascom Semplan)

Alimenta Cidades

A iniciativa foi instituída pela Presidência da República por meio do decreto Nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023, divulgado na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A proposta foi elaborada em consonância com os compromissos estabelecidos no Planejamento Plurianual do Governo Federal (PPA 2024-2027), no Planejamento Estratégico do MDS e no Plano Brasil Sem Fome. Além disso, dialoga com inúmeras outras iniciativas governamentais, especialmente a Política Nacional de Abastecimento Alimentar; o Programa Cozinha Solidária; o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana; o Plano Clima – Adaptação e Mitigação e as ações de promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui