A Agenda Teresina 2030 participou, nesta quinta-feira (22), de uma reunião com representantes do Sweden Brazil Innovation Initiative (Iniciativa de Inovação Suécia-Brasil), organizada pelo CITInova, projeto coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Durante o encontro, o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, apresentou dados sobre a capital piauiense e o planejamento que o órgão vem desenvolvendo, através de parceria com a GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH – Cooperação Alemã no Brasil.
A GIZ está fornecendo, de forma gratuita, assistência técnica para que Teresina possa implementar projetos de eletromobilidade no transporte público urbano, o que representa um passo importante para modernizar e tornar mais sustentável a mobilidade urbana da capital piauiense.
A apresentação de Teresina também incluiu a cidade de Timon, já que ambas as cidades possuem os mesmos desafios no transporte coletivo e possuem uma população flutuante que utilizam esse meio de deslocamento.
“Esse encontro foi uma oportunidade de conexão com especialistas da Suécia, país que já está em estágio muito mais avançado do que o Brasil em termos de transição energética. Temos muitos desafios na implementação do modelo de transporte elétrico e, por isso, estamos estabelecendo diversas parcerias para que possamos superar esses desafios de maneira inovadora”, afirma Leonardo Madeira.
Também participaram da reunião representantes de Belém (PA) e Florianópolis (SC), além de representante do Departamento de Transporte da cidade de Estocolmo e especialistas em mobilidade sustentável membros do Swedish Environmental Research Institute (Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental).
A Iniciativa de Inovação Suécia-Brasil é uma ampla plataforma que apoia colaborações e fomenta a cocriação de ecossistemas de inovação.
Desde 2016, a Suécia e o Brasil mantêm uma parceria estratégica de inovação (SGI – Grupo Diretor de Inovação) entre o Ministério do Clima e Empresas da Suécia (KN) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo é criar condições para a implementação de parceria estratégica.