A Agenda Teresina 2030 reuniu, na manhã desta terça-feira (08), representantes da Defesa Civil e da Prodater (Empresa Teresinense de Processamento de Dados) para iniciar o planejamento contra a ocorrência de queimadas, que acontecem de forma concentrada nos meses mais quentes do ano no segundo semestre, período conhecido como B-R-O Bró.
De acordo com o Plano de Ação Climática de Teresina, a tendência de aumento médio da temperatura aliada à baixa umidade relativa do ar, que alcança níveis críticos (entre 10% e 20%) nos dias mais quentes, são o cenário propício para o surgimento de focos de incêndios e queimadas.
A Defesa Civil municipal está elaborando um plano de ação para o período em questão. Além disso, deverá ser conduzido um mapeamento das áreas onde há ocorrências com maior frequência. A Prodater verificará como o Ami (canal web da Ouvidoria Municipal de Teresina) poderá auxiliar as autoridades na resposta aos eventos críticos no período de intenso calor..
A preocupação da Agenda Teresina 2030 é que as instituições da administração municipal estejam preparadas e possam atuar junto à população, de forma inteligente e assertiva, em ações de prevenção e resposta ao problema. “Já estamos verificando, em abril, a incidência de temperaturas mais altas e a diminuição na frequência de chuvas. O cenário é de antecipação do calor. Então, a Prefeitura precisa estar preparada para atuar nesse cenário e proteger a população”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.