A Fraport, administradora do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a renegociação de seu contrato. A decisão foi tomada em virtude dos prejuízos causados pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul. O pedido foi registrado na última terça-feira, 21.
A agência declarou que os danos foram considerados de “força maior”. Isso permite ao governo ressarcir a administradora do aeroporto, que possui a concessão.
“Na análise, serão avaliados: a questão securitária relacionada ao sinistro observado, os prejuízos causados pelas enchentes e os custos de reconstrução do aeroporto”, informou a Anac.
Aeroporto de Porto Alegre segue fechado por tempo indeterminado
Desde o início do mês, as operações no Aeroporto Salgado Filho estão suspensas. Na quarta-feira 22, a Anac emitiu uma portaria que proíbe pousos e decolagens por tempo indeterminado.
A agência também mencionou que a avaliação completa das perdas será possível depois da diminuição do volume de água no complexo aeroportuário.
O Ministério de Portos e Aeroportos alegou que “a estratégia quanto à forma de eventual reequilíbrio econômico-financeiro do contrato ainda está em discussão entre os atores envolvidos”.