quinta-feira, julho 4, 2024
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Aeronave supersônica e silenciosa da NASA está mais perto de decolar

O retorno das viagens aéreas supersônicas está mais perto da realidade graças ao Quest X-59, a aeronave silenciosa da NASA. Segundo a última atualização divulgada nesta quarta-feira (15) pela agência espacial, o avião está cada vez mais perto de decolar.

Um conselho composto por especialistas independentes concluiu um estudo sobre o projeto X-59 em relação à segurança e perigos potenciais durante testes de solo e de voo. A NASA declarou que se trata de passo marcante para a progressão do projeto “em direção ao voo“.

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O conselho fornecerá à equipe do X-59 insights e recomendações para verificações sistemas no solo e no primeiro voo, informou Cathy Bahm, gerente do projeto. “É realmente um momento emocionante”, acrescentou.

A aeronave X-59 compartilha componentes com outras aeronaves, incluindo trem de pouso de um caça F-16 e um controle stick de um caça stealth F-117 da Força Aérea dos EUA. Imagem: Lockheed Martin

O que falta para o Quest X-59 decolar?

Há etapas que ainda precisam ser concluídas antes do início dos voos. Os próximos testes de solo, por exemplo, serão focados na integração de sistemas de funcionamento do motor e na interferência eletromagnética.

A NASA e a Lockheed Martin, empresa selecionada para fabricar a aeronave, também estão desenvolvendo uma maneira de reduzir o som do estrondo sônico (quando o avião ultrapassa a barreira da velocidade do som) para algo mais silencioso — o voo supersônico comercial sobre terra foi proibido há mais de 50 anos justamente pelo barulho dos estrondos sônicos.

É esperado que o X-59 forneça dados que podem revolucionar as viagens aéreas no futuro, abrindo caminho para uma nova geração de aeronaves comerciais supersônicas.

Como é o avião supersônico X-59

  • O X-59 possui 30,3 m de comprimento e 8,99 m de largura;
  • Seu nariz fino e cônico possui quase um terço de seu comprimento e quebrará as ondas de choque que, normalmente, resultariam em aeronave supersônica causando estrondo sônico;
  • A cabine fica localizada quase na metade do comprimento do avião;
  • No lugar do para-brisa, foi desenvolvido o eXternal Vision System, um sistema composto por várias câmeras de alta resolução que alimentam monitores dentro da cabine;
  • O motor, desenvolvido pela General Electric, fica na parte superior.
  • Segundo a NASA, o jato pode chegar a mais de 1,44 mil km/h.
Imagem: Lockheed Martin

Próximos passos do projeto

  • A chamada “Revisão de Prontidão de Voo” foi a primeira etapa no processo de aprovação antes do X-59 decolar.
  • A próxima é a “Revisão de Aeronavegabilidade e Segurança de Voo”.
  • O conselho inclui líderes de vários centros da NASA e da Lockheed Martin.
  • Se tudo correr como o esperado, a aeronave receberá então o certificado de aeronavegabilidade.

Via Olhar Digital

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