sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacionalAeronave da FAB desembarca no Líbano para repatriar brasileiros

Aeronave da FAB desembarca no Líbano para repatriar brasileiros

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Beirute, capital do Líbano, às 11h22, no horário de Brasília, neste sábado, 5. A aeronave partiu de Lisboa, onde fez uma parada técnica, antes de seguir rumo ao Brasil. A chegada à Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, está prevista para a manhã deste domingo, 6.

Nesse voo de repatriação, 229 pessoas se preparam para embarcar. Entre elas, estão dez crianças e três animais de estimação, sendo dois na cabine e um no porão do avião.

Retorno de avião da FAB

Assim que a aeronave da FAB retornar ao Brasil, a equipe organizará novas operações de resgate para atender os brasileiros que pediram ajuda para deixar a região de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah.

A repatriação estava prevista para esta sexta-feira, 4, mas foi adiada para análise das condições de segurança | Foto: Reprodução/Agência Brasil
A repatriação na aeronave de FAB estava prevista para esta sexta-feira, 4, mas foi adiada para análise das condições de segurança | Foto: Reprodução/Agência Brasil

A missão, intitulada “Raízes do Cedro”, utiliza um avião KC-30 que decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira. A equipe adiou o voo, que tinha previsão inicial de partida na sexta-feira, devido a questões de segurança.

O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, destacou que o Brasil possui capacidade para repatriar até 500 pessoas por semana do Líbano.

Até o momento, quase 3 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país, com a maioria residindo no Vale do Bekaa e em Beirute. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) continua a se comunicar com os cidadãos brasileiros para organizar novas operações de repatriação.

A situação no Líbano permanece tensa, com bombardeios aéreos de Israel tendo como alvo estruturas do Hezbollah. Desde 23 de setembro, o MRE discute a necessidade de uma ação de repatriação, analisando as melhores rotas para garantir a segurança dos cidadãos brasileiros no Líbano.

Leia também:



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui