terça-feira, abril 15, 2025
InícioGeralAeromóvel para o Aeroporto de Guarulhos inicia pré-operação

Aeromóvel para o Aeroporto de Guarulhos inicia pré-operação

O sistema de transporte aeromóvel, desenvolvido para conectar a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos terminais do Aeroporto de Guarulhos, entrou na fase de pré-operação. Neste domingo, 26, responsáveis realizaram testes de cerca de 100 km e demonstraram o funcionamento do sistema.

A via elevada possui 2,7 km e quatro estações. Uma delas conecta ao trem metropolitano, e outras três, aos terminais do aeroporto. Espera-se que a conclusão do percurso ocorra em cerca de seis minutos, depois da inauguração do sistema.

O jornal Folha de S.Paulo percorreu e mostrou dois trajetos completos durante os testes. O trem simula condições normais de operação e para em cada estação para testar o tempo de embarque e desembarque de passageiros. Confira o vídeo abaixo.

No trem, estavam cerca de 20 pessoas, incluindo convidados, engenheiros e técnicos da Aerom Sistemas de Transporte. Essa empresa opera um sistema similar em Porto Alegre há dez anos.

Desafios para inauguração do aeromóvel para o aeroporto

Visita do governador Tarcísio Gomes de Freitas ao canteiro de obras do aeromóvel no Aeroporto de Guarulhos
Visita do governador Tarcísio Gomes de Freitas ao canteiro de obras do aeromóvel no Aeroporto de Guarulhos | Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

A operação ao público, inicialmente prevista para o início de 2024, foi adiada. Conforme anunciado pelo governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas, ela deve ocorrer em março. No entanto, a certificação necessária ainda não foi finalizada, o que pode atrasar a inauguração.

A GRU Airport, que administra o Aeroporto de Guarulhos, pode receber uma multa em razão do atraso, conforme estipula a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Desde 12 de janeiro, a operação assistida ocorre aos domingos durante seis horas, com previsão de ampliação para dez horas em fevereiro, incluindo sábados.

“Estamos na fase de ajuste fino”, explicou à Folha o engenheiro Diego Abs.

Passageiros interessados em participar da fase experimental poderão se cadastrar on-line em breve. Durante os testes realizados, o trem, monitorado remotamente por mais de cem câmeras, variou sua velocidade entre 20 km/h e 60 km/h.

Uma propulsão pneumática impulsiona o veículo, composto por dois carros articulados. Ele transporta até 200 passageiros e pesa 16 toneladas. Com 24,7 metros de comprimento, a operação ocorre em trilhos similares aos de trens convencionais.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui