As duas adolescentes que, em 2022, descobriram uma nova maneira de provar o teorema de Pitágoras usando trigonometria enquanto ainda estavam no ensino médio publicaram seu primeiro artigo, detalhando suas descobertas.
A publicação foi disponibilizada nesta segunda-feira (28), no American Mathematical Monthly.
O teorema de Pitágoras possui mais de dois mil anos e pode ser resumido em a² + b² = c² – o que significa que é possível calcular o comprimento de qualquer lado de um triângulo retângulo, desde que você saiba o comprimento dos outros dois lados.
Muitos matemáticos já conseguiram provar o teorema usando álgebra e geometria, mas prová-lo através da trigonometria foi considerado impossível por muito tempo, pois as fórmulas da trigonometria já são baseadas na suposição de que o teorema é verdadeiro, gerando o que os cientistas chama de “raciocínio circular”.
Este feito só havia sido alcançado duas vezes anteriormente por matemáticos profissionais, até que Calcea Johnson e Ne’Kiya Jackson conseguiram provar o teorema de Pitágoras sem recorrer ao raciocínio circular em 2022, enquanto as duas ainda estavam no ensino médio.
No artigo publicado nesta segunda, as duas jovens descrevem cinco novas maneiras de provar o teorema usando trigonometria e um método que revela mais cinco provas, totalizando dez provas no total.
“Estou muito orgulhosa de que ambas possamos ser uma influência tão positiva em mostrar que mulheres jovens e mulheres negras podem fazer essas coisas, e deixar que outras mulheres jovens saibam que elas são capazes de fazer o que quiserem. Então, isso me deixa muito orgulhosa de poder estar nessa posição”, disse Johnson.
Telescópio encontra 1º planeta com atmosfera repleta de vapor d’água