quinta-feira, setembro 26, 2024
InícioCiência e tecnologiaAdoção de EVs fez emissões de carbono caírem em Nova York e...

Adoção de EVs fez emissões de carbono caírem em Nova York e Califórnia

Confirmando algo que já era óbvio, Nova York e o estado da Califórnia estão colhendo os benefícios da adoção de veículos elétricos, resultando em ar mais limpo e menores emissões de gases de efeito estufa, de acordo com relatórios de agências governamentais.

O California Air Resources Board (CARB) revelou que os carros elétricos ajudaram a reduzir as emissões em 9,3 milhões de toneladas métricas em 2022, equivalendo a retirar 2,2 milhões de veículos a gasolina das estradas.

Desde 2000, as emissões totais do estado caíram 20%, mesmo com um aumento de 78% no PIB. A regulamentação histórica de 2004 para reduzir as emissões do transporte, que começou com padrões de emissão de veículos, está demonstrando resultados significativos.

Na Costa Leste, a Comissão de Táxis e Limusines de Nova York (TLC) informou que a crescente frota de táxis elétricos da cidade contribuiu para evitar 19.000 toneladas métricas de CO₂ em 2024. Até agora, em 2024, serviços como Uber e Lyft, que adotaram VEs, já realizaram 14 milhões de viagens com emissão zero.

Nova York tem planos ambiciosos para eletrificar totalmente sua frota de veículos de aluguel até 2030, e a TLC já aumentou o limite de licenças para carros elétricos, resultando em inúmeras inscrições, especialmente para modelos como Tesla Model Y e Model 3.

Enquanto os EUA buscam diminuir mais ainda as emissões de carbono, os EVs se provam como uma opção eficaz para conseguir bater essas metas (Imagem: LookerStudio/Shutterstock)

Embora a infraestrutura de carregamento ainda esteja em desenvolvimento e alguns motoristas tenham enfrentado longas esperas para carregar seus veículos, o número de carregadores rápidos na cidade aumentou 40% desde junho de 2024.

A TLC também anunciou que 180 novos pontos de carregamento rápido estarão disponíveis nos próximos dois anos.

Adoção a carros elétricos nos EUA pode ir mais longe

  • Apesar de apenas 7,6% das vendas de carros novos nos EUA em 2023 serem de elétricos, o ano passado foi recorde para vendas no setor, sugerindo um potencial de crescimento considerável.
  • Se as políticas de incentivo à adoção de veículos elétricos se mantiverem após as próximas eleições, as experiências positivas observadas na Califórnia e Nova York podem ser apenas o início de uma grande oportunidade para reduzir ainda mais as emissões em todo o país.
  • O consenso científico sobre os benefícios ambientais dos carros elétricos em relação aos veículos a gasolina também reforça a necessidade de continuar essa transição.
Táxi Mustang Mach-E, em Nova York
Em Nova York, milhares de Ubers, Lyfts e táxis elétricos ajudaram a evitar 19 mil toneladas métricas de CO₂ até agora em 2024 – Imagem: Gravity/Divulgação

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui