Gestores de Cruzeiro e Atlético-MG, Pedro Lourenço e Rubens Menin, que também é acionista controlador da CNN Brasil, criticaram a recente divisão do futebol brasileiro em dois blocos comerciais: Liga Forte União (LFU) e Liga do Futebol Brasileiro (Libra).
Presentes a um evento empresarial em Belo Horizonte, nesta terça-feira (1), Menin e Pedrinho também pediram união aos clubes para evitar essa separação.
“Se criaram duas ligas no futebol brasileiro: a Libra e a Forte. Cadê união para ter uma liga só? (…) Até nisso tem essa divisão, hoje estamos na Forte e o Menin na Libra. Teria que ter uma só”, disse Pedrinho.
“Fica negociando daqui, negociando dali, jogo de um vai ser na Globo, outro da Record, então vai ficar essa confusão. Mas isso é fruto do futebol”, completou Lourenço.
Atualmente, Cruzeiro e Atlético-MG estão em blocos distintos, com os cruzeirenses na LFU e os atleticanos na Libra.
Os dois grupos, compostos por diversos clubes, negociam direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025, sem a interferência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), organizadora dos direitos até 2024.
“Quem está ganhando dinheiro com as duas ligas? Claro que não é Atlético nem Cruzeiro. E alguns dirigentes com muito ego não viram a armadilha que caíram, e quem deixou dinheiro na mesa foi o futebol”, afirmou Menin, em concordância com Pedrinho, no mesmo evento.
“No dia que esses clubes se unirem, fizerem uma liga única com fair play financeiro, orçamento vai crescer R$ 200 milhões, R$ 300 milhões em um primeiro momento, times vão ficar mais competitivos, futebol cresce e todo mundo sai ganhando”, completou Menin.
Na sequência, o acionista alvinegro disse que já conversou com Pedrinho a respeito do tema.
Já conversei muito com o Pedrinho. Temos pensamentos iguais para a gente fazer um esforço agora para unir esses clubes, terem racionalidade para fazer uma liga só, porque não tem outra. Vamos ganhar o dinheiro para os nossos clubes, não para os outros, porque acaba deixando dinheiro na mesa
Rubens Menin, acionista do Atlético-MG e sócio controlador da CNN Brasil
- LFU: Athletico-PR, América, Atlético-GO, Avaí, Corinthians, Chapecoense, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Tombense, Vila Nova, Botafogo, Cruzeiro, Coritiba e Vasco da Gama.