quinta-feira, novembro 21, 2024
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ação judicial revela desafios no abastecimento

Um grupo de proprietários e locatários do Toyota Mirai nos Estados Unidos entrou com uma ação coletiva contra a montadora, alegando publicidade enganosa sobre a facilidade de uso do veículo elétrico movido a célula de combustível (FCEV). Os demandantes reclamam da falta de postos de abastecimento de hidrogênio, aumento dos custos do combustível e autonomia menor que a prometida, classificando o Mirai como “inoperável”.

De acordo com a ação, a Toyota e seus vendedores informaram aos compradores em potencial que “o combustível de hidrogênio está disponível e que abastecer o Mirai é simples”, comparando o processo ao abastecimento com gasolina.

No entanto, a experiência real de posse é bem diferente, com os proprietários tendo que percorrer longas distâncias para encontrar um posto de abastecimento compatível.

Dificuldades de abastecimento do Toyota Mirai

Mesmo ao encontrar um posto, os motoristas do Mirai frequentemente enfrentam problemas como equipamentos quebrados ou a incapacidade de aceitar seus cartões de combustível. A falta de possibilidade de reabastecimento pode tornar o veículo “inoperante, necessitando ser rebocado”, forçando os proprietários a usar outros meios de transporte.

Além disso, os usuários relatam que o combustível de hidrogênio pode ficar indisponível por “dias seguidos” e que o processo de reabastecimento pode levar “muitas horas”, devido ao congelamento das bombas de hidrogênio.

Dificuldade para encontrar bombas de hidrogênio funcionais é um dos pontos da ação judicial contra a Toyota. (Imagem: Roplant / Shutterstock.com)

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Autonomia, custos de combustível e impacto no valor da revenda

Os modelos Toyota Mirai Limited e XLE prometem uma autonomia de 575 km e 647 km, respectivamente. No entanto, apesar de recordes de autonomia batidos pelo veículo, os motoristas afirmam que conseguem percorrer cerca de 161 km a menos do que o anunciado entre reabastecimentos.

Além disso, o preço do hidrogênio aumentou drasticamente nos últimos anos, passando de US$ 13/kg em 2022 para aproximadamente US$ 36/kg em 2024. Isso significa que o cartão de combustível de US$ 15.000 oferecido como incentivo na compra não durará “pelo menos cinco anos” como originalmente anunciado.

Os proprietários do veículo japonês afirmam que todos esses problemas prejudicaram o valor de revenda do Toyota Mirai, que retém apenas 19,4% do seu valor após cinco anos de uso. Como resultado, os demandantes e membros da classe incorreram em prejuízos, acusando a Toyota de conduta ilegal.

Histórico do Toyota Mirai

  • A primeira geração do Toyota Mirai foi lançada em 2015, enquanto o modelo de segunda geração foi introduzido em 2020.
  • Ambos são vendidos e locados exclusivamente no estado da Califórnia, devido à falta de postos de abastecimento de hidrogênio em outras partes dos EUA.
  • No início deste ano, a Shell anunciou o fechamento de sete dos 55 postos de hidrogênio na Califórnia devido a problemas de abastecimento, dificultando ainda mais a vida dos proprietários de FCEV.
lateral do veículo toyota mirai
Toyota Mirai foi lançado em 2015. (Imagem: Toyota / Divulgação)

Via Olhar Digital

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