quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioDestaqueação contra Zema e Nikolas sobre cartão de vacinação

ação contra Zema e Nikolas sobre cartão de vacinação

O Supremo Tribunal Federal (STF) enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira 9 uma ação contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG).

A medida se deve ao fato de ambos terem supostamente contrariado a obrigatoriedade da apresentação de cartões de vacinação relacionados à covid-19 em escolas de MG. Alexandre de Moraes negou o seguimento da ação no dia 23 de dezembro.

PGR quer que STF derrube suposta decisão

A reclamação constitucional pediu que o STF derrubasse uma suposta decisão de Zema de não cobrar o cartão nas escolas públicas mineiras. Moraes, no entanto, argumentou principalmente que não houve qualquer medida oficial do governo. Segundo ele, sobre o tema, só houve a fala do governador e do deputado do PL.

“Não há ato específico do governador de Minas Gerais, no âmbito de suas atribuições legais, acerca da inexigibilidade da vacinação infantil”, disse o ministro. Acrescentou que a reclamação relaciona-se a publicação nas redes sociais. Nela, consta “não exigirá a regularidade do cartão vacinal para a matrícula dos estudantes na escola pública”.

A deputada federal Célia Xakriabá, a deputada estadual Bella Gonçalves e a vereadora por Belo Horizonte Iza Lourença, todas do Psol, foram as autoras da ação. Em fevereiro de 2024, quando o vídeo circulou primeiramente, Zema disse que “todo aluno, independentemente da vacina, teria acesso às escolas”. Do mesmo modo, Nikolas afirmou que o comunicado do governador relacionava-se à “liberdade” dos estudantes.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui