A virada do Palmeiras sobre o Independiente Del Valle por 3 a 2, nesta quarta-feira (24), no estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador, pode ser dividida em três capítulos: a dificuldade para decidir a escalação, a imensa pressão do rival no começo do jogo e as razões da transformação heroica do alviverde, que fizeram o técnico Abel Ferreira transparecer alívio após, como ele mesmo afirmou, ver o time ir às cordas e temer um nocaute.
“Foi muito difícil para mim escolher o 11 que começaria o jogo hoje. Talvez, desde que estou no clube, foi a vez que eu mais fiquei mais tempo lá quem eu ia meter ou escalar de início”, disse o treinador, que revelou ter uma reunião com a comissão técnica na noite anterior à partida para decidir se entrava com os jogadores mais experientes – e desgastados pela sequência – ou com as jovens promessas do clube.
Ao optar pela escolha dos mais experientes, Abel Ferreira viu o Independiente Del Valle encurralar a equipe no primeiro tempo, fazendo dois gols com Kendry Paéz e Hoyos.
“O Independiente Del Valle, nos 30, 35 minutos iniciais, nos encostou às cordas. Cheguei a pensar que iria leva um K.O. (nocaute) aqui, mas soubemos aguentar e conseguir esperar o nosso momento. No décimo segundo round, nós conseguimos dar o nocaute no nosso adversário”, avaliou o treinador, que demonstrou clara satisfação com a reviravolta da equipe.
“Não é a primeira vez que o nosso time vira um jogo. Essa equipe vai até o fim. É muito bom estar nesse grupo. Não é a primeira vez que isso acontece. Mas, dificilmente, vou viver isso de novo”, acrescentou.
A grande mudança passou a ser a postura do time na segunda etapa com um ajuste tático do lado esquerdo da defesa para travar as investidas de Kendry Páez, jovem de apenas 16 anos e que já está vendido ao Chelsea. Abel Ferreira passou a investir na defesa do setor com quatro jogadores e conseguiu neutralizar mais o rival.
Além disso, as entradas de Estêvão, Lázaro e Luis Guilherme, além de Flaco López, renovaram o fôlego da equipe, que conseguiram virar o marcador aos 49 minutos do segundo tempo com Luis Guilherme. Antes, Endrick e Lázaro haviam iniciado a reação.
O resultado conquistado na altitude de 2.500 metros permite ao Palmeiras se isolar na primeira posição do grupo F, com sete pontos. Os rivais da partida ficam com quatro pontos, no segundo lugar.
Mais forte do que já é, o Palmeiras agora inicia a preparação para o clássico com o São Paulo, na próxima segunda-feira (29), às 20h (de Brasília), no estádio MorumBis, pela quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.