O fortalecimento da agricultura familiar no Piauí avança com a participação dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) nos Programas de Aquisição de Alimentos dos governos estadual e federal.
No município de Queimada Nova, o abatedouro Frigo QCordeiro integra o programa por meio do abate de animais. Com recursos da ordem de R$ 134 mil, destinados à Assistência Social municipal, serão adquiridas cerca de 5 toneladas de carne, provenientes dos associados da Caprinova, uma associação composta por pequenos produtores da agricultura familiar do Vale do Itaim, que administra o abatedouro.
O programa permitirá o abate de aproximadamente 290 animais nos meses de outubro e novembro deste ano. Já no primeiro dia de execução, foram abatidos 75 animais. Esta ação representa um importante passo para a segurança alimentar e para o desenvolvimento econômico dos pequenos produtores da região.
A atuação da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) reforça o compromisso de garantir alimentos seguros para a mesa dos consumidores e, ao mesmo tempo, fomentar o fortalecimento da agricultura familiar no estado.