A Seleção Brasileira garantiu, nesta segunda-feira (10), classificação para a Copa do Mundo Sub-20 ao vencer o Paraguai por 3 a 1 no Sul-Americano da categoria, disputado na Venezuela.
A vaga veio com duas rodadas de antecedência, o que chegou a parecer improvável, visto que o Brasil estreou com uma derrota histórica de 6 a 1 para a arquirrival Argentina e quase foi eliminado na fase de grupos.
A mudança de chave veio com o hexagonal final. Antes desacreditado, o time comandado por Ramon Menezes conseguiu três vitórias em três jogos e, com 9 pontos, não perde mais uma das vagas à Copa da categoria.
O Mundial, vale lembrar, será disputado no Chile, entre setembro e outubro deste ano.
O crescimento de desempenho veio muito por conta da melhora de rendimento de algumas peças-chave, como os volantes Breno Bidon (Corinthians) e Gabriel Moscardo (Reims-FRA), o atacante Rayan (Vasco) e o meia Pedrinho (Zenit), destaques na vitória contra o Paraguai.
Além disso, Ramon Menezes fez alterações importantes na formação defensiva, promovendo as entradas do zagueiro Iago (Flamengo) e do lateral-esquerdo Leandrinho (Vasco), deixando o time menos vulnerável.
A Seleção Brasileira, atual campeã do Sul-Americano Sub-20, agora busca o bicampeonato no torneio disputado na Venezuela.
Para isso, terá que exorcizar seu próprio fantasma: precisa vencer a Argentina na quinta-feira (13), às 22h.
Os argentinos ainda entram em campo pela terceira rodada, nesta segunda, contra a Colômbia, às 19h30, e podem terminar o dia na frente do Brasil pelos critérios de desempate.