domingo, setembro 29, 2024
InícioInternacionalA vingança contra Israel começou, informa Hezbollah

A vingança contra Israel começou, informa Hezbollah

O Hezbollah informou, neste domingo, 25, que encerrou a primeira fase das ações em resposta à morte do seu principal comandante, Fu’ad Shukr. O líder do grupo terrorista foi abatido por forças de Israel em uma ofensiva no mês passado, no subúrbio de Beirute, capital do Líbano.

Conforme anunciou o Hezbollah, seus soldados dispararam mais de 320 foguetes em direção à região norte de Israel. Além disso, a estratégia de ataque contou com o uso de drones. 

Shukr é a figura mais importante do grupo apoiado pelo Irã a ser morto em anos. O ataque ocorreu poucas horas antes do assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh. De lá para cá, o Hezbollah vinha prometendo vingança.

Com base no Líbano, o Hezbollah afirmou que atacou, principalmente, um alvo militar estratégico, além de plataformas do sistema de defesa antiaéreo de Israel. Os terroristas acrescentaram que a resposta completa levaria mais algum tempo.

De acordo com o comando, vários “alvos e quartéis inimigos” estão no plano de ataque. O grupo disse que “resistirá firmemente contra qualquer transgressão ou agressão sionista”.

Um dos líderes do Hezbollah afirmou que a resposta será proporcional às “agressões de Israel”. E destacou que seus soldados estão prontos para um confronto prolongado.

Hezbollah divulga mapa de ataque a Israel
BBC Árabe divulgou o que seria o mapa de ataque do Hezbollah a regiões de Israel | Foto: Reprodução/ Redes sociais

Em contrapartida, o Exército de Israel iniciou uma ofensiva contra “alvos terroristas” no Líbano. Agências internacionais informaram que os ataques israelenses mataram, pelo menos, três pessoas.

‎‏”Em um ato de autodefesa para dissipar essas ameaças, as Forças Armadas de Israel estão atacando alvos terroristas no Líbano, de onde o Hezbollah planejava lançar seus ataques contra civis israelenses”, afirmou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari. 

Tel-Aviv declara estado de emergência

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, declarou estado de emergência no país quando eram 6h locais na capital, Tel-Aviv (0h em Brasília).O regime de alerta especial tem duração, em princípio, de 48 horas. 

Republicanos querem impeachment de Joe Biden | Foto: Reprodução/X/Twitter
Ao saber da ofensiva terrorista, Joe Biden afirmou que Estados Unidos seguirão ao lado de Israel| Foto: Reprodução/X/Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse acompanhar “de perto” os acontecimentos. Um porta-voz do Pentágono afirmou que Washington está “disposto a apoiar” a defesa israelense.

Na sequência, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu realizou uma reunião com seu gabinete de segurança e prometeu fazer “tudo o que for necessário” para proteger os habitantes do norte de Israel. 

Veja também:



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui