No último sábado, 16, durante um discurso no evento Cria G20, no Rio de Janeiro, a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, xingou o empresário Elon Musk. Em razão da controvérsia, o evento, que tinha o tema de combate à desinformação, ganhou destaque na mídia internacional, depois da declaração da mulher de Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante sua fala, um som de buzina de navio soou ao fundo. Na sequência, Janja diz: “Alô, acho que é o Elon Musk”. “Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you, Elon Musk”. A expressão pode receber a seguinte tradução: “Inclusive, vá se f*der, Elon Musk”.
Elon Musk, conhecido por suas respostas diretas, reagiu à declaração da primeira-dama. Ele previu que Lula perderá a próxima eleição. O xingamento e a resposta chamaram atenção da imprensa internacional, que repercutiu a relação conturbada entre Musk e o governo brasileiro. Na sequência, Lula afirmou que o momento “não é para xingar ninguém”.
Imprensa internacional repercute fala de Janja da Silva
A BBC, emissora britânica, em seu título, destacou o uso do xingamento por Janja em um evento do G20. A reportagem sublinhou a “relação complicada” entre Musk e o Brasil, refletindo tensões políticas que envolvem o bilionário e as autoridades brasileiras.
Já o jornal alemão Bild destacou o “clima de tensão” que antecedeu a Cúpula de Líderes do G20. O texto ressaltou a difícil interação entre Musk e o governo brasileiro, já abalada por recentes interações negativas.
A rede de televisão dos Estados Unidos Bloomberg fez uma reprtagem sobre a declaração de Janja e descreveu-a a como uma “influenciadora” que reavivou o conflito com Musk.
Na Argentina, o jornal La Nación compartilhou o momento da declaração da primeira-dama e também abordou a relação entre Musk e o governo brasileiro. A cobertura destaca o impacto das palavras da primeira-dama e menciona a atenção internacional voltada à fala.