A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi detida na quarta-feira 5, em operação da Polícia Civil de Pernambuco, que investiga lavagem de dinheiro e jogos ilegais. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE), depois de deixar a delegacia, ela foi para a Colônia Penal Feminina do Recife, conhecida como Bom Pastor.
Deolane está em uma cela reservada por questões de segurança e deve permanecer na unidade enquanto estiver sob prisão provisória. A investigação da Polícia Civil também resultou na prisão da mãe da influenciadora, Solange Alves Bezerra Santos.
Histórico e situação da penitenciária onde Deolane Bezerra está
A Colônia Penal Feminina do Recife, na Iputinga, zona oeste do Recife, é o destino de presas provisórias depois da apresentação nas delegacias.
Em 2018, uma pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) classificou a Bom Pastor como “modelo”, devido às boas práticas no atendimento às mulheres, especialmente às mães.
No entanto, um relatório do CNJ de 2022 indicou que a penitenciária tinha uma taxa de ocupação de 190%, com 542 detentas distribuídas em três pavilhões e 45 celas, enquanto a capacidade é de 285 vagas.
Inaugurada em 1945, esta é a segunda mais antiga do sistema prisional pernambucano.
Detalhes da operação ‘Integration’
Iniciada em abril de 2023, a operação “Integration” resultou na expedição de 18 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão no Recife, Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel e Curitiba (PR) e Goiânia (GO).
Reações da família de Deolane após prisão
A polícia apreendeu diversos bens de Deolane, como carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações, e bloqueou ativos financeiros de mais de R$ 2,1 bilhões.
Depois da prisão da influenter, sua irmã, a advogada Dayanne Bezerra, disse nas redes sociais que sua família sofre perseguição e prometeu provar a inocência dela.