Segundo Shawn Laydenex-CEO da Sony Interactive Entertainment, os exclusivos ainda desempenham um papel importante no mercado de jogos de console, mas não necessariamente fundamentais para uma marca já muito estabelecida.
Em entrevista concedida durante o canal do YouTube What’s Up PlayStation, Layden explicou que exclusividades ajudam a crescer e tornam as características de uma plataforma facilmente reconhecíveis e consequentemente não são estritamente necessárias quando ela se torna bem conhecida do público.
“A exclusividade sempre será importanteporque ajuda a focar e destacar os recursos da sua plataforma. O que você pode fazer aqui, tecnicamente, que não pode ser feito em outro lugar”, disse Layden.
“No entanto, à medida que a sua plataforma se estabelece e o mercado reconhece o seu lugar no panteão das opções de jogos, acredito que a necessidade de exclusividade irá desaparecer. ”
A opinião de Layden surge num momento em que o tema dos exclusivos é muito discutido, depois da Microsoft ter anunciado o lançamento dos exclusivos Xbox Pentiment, Sea of Thieves, Hi-Fi Rush e Groundend nos consoles PlayStation e Nintendo, enquanto que o Playstation também disse que irá focar “agressivamente em mulitplataforma”.
Pelo contrário, a Nintendo não parece ter qualquer intenção de trazer os seus jogos para fora dos consoles e por vezes para os móveis, enquanto a PlayStation só começou a trazer os seus exclusivos para o PC há alguns anos.