quinta-feira, setembro 19, 2024
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A FTC critica a Microsoft pelos aumentos de preços do Xbox Game Pass, que é um dos “danos aos consumidores” que queria evitar

A Federal Trade Commission (FTC) informou que os recentes aumentos de preços do Xbox Game Pass anunciados pela Microsoft são “exatamente o dano ao consumidor” que ela tentou impedir ao impedir a aquisição da Blizzard pela Activision.

Como você provavelmente sabe, a aquisição da empresa não foi exatamente simples para a Microsoft, que encontrou forte resistência dos órgãos antitruste ingleses e norte-americanos, sendo que estes últimos não tinham intenção de desistir, apesar da derrota na Justiça. Na verdade, há algumas horas, a FTC apresentou um documento ao Tribunal de Apelações dos Estados Unidos que visa especificamente os aumentos de preços do Game Pass, acusando a Microsoft de ter degradado a qualidade do serviçoem particular referindo-se ao console de nível, que será substituído por outro mais caro e com menos vantagens.

A FTC não é levianamente e afirma que a Microsoft após a aquisição está causando danos aos consumidores com aumentos de preços e remodulações desvantajosas da oferta, ao mesmo tempo que reduz investimentos no produto e demite pessoal.

“A degradação do produto – a eliminação dos jogos mais valiosos do novo serviço da Microsoft – combinada com o aumento dos preços para os jogadores existentes, é exactamente o tipo de dano ao consumidor causado pela fusão que a FTC denunciou”, lê-se no documento.

“Os aumentos de preços e a degradação dos produtos, juntamente com a redução do investimento da Microsoft na produção e na qualidade dos produtos através de despedimentos de funcionários, são características de uma empresa que exerce poder de mercado pós-fusão.”

“Os aumentos de preços da Microsoft coincidem com a adição de Call of Duty ao nível mais caro do Game Pass, e a descontinuação do nível Console ocorrerá pouco antes do lançamento do novo jogo CoD.”

“A Microsoft prometeu que” a aquisição beneficiaria os consumidores ao disponibilizar (CoD) no Game Pass da Microsoft no mesmo dia em que for lançado nos consoles (sem aumento de preço para o serviço com base na aquisição).”

Embora a aquisição da Activision Blizzard já tenha sido concluída, ao abrigo da lei dos EUA, a FTC ainda tem o poder de demonstrar em tribunal que a fusão cria um risco de monopólio e, portanto, anulá-la. Neste sentido, o antitruste está explorando todas as oportunidades oferecidas. Por exemplo, em fevereiro ele retornou ao cargo após inúmeras demissões na divisão pós-aquisição do Xbox.

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