O ano de 2023 foi sem dúvidas movimentado para o mercado de scooters elétricas. Uma das últimas novidades do segmento foi apresentada no EICMA 2023 em Milão, Itália, e vem de uma marca considerada ícone de design.
O modelo revelado no maior evento de motocicletas do ano é conhecido como Lambretta Elettra e mistura o vintage, marca registrada da empresa italiana, com a tecnologia dos veículos elétricos.
Como é a Lambretta elétrica
- A scooter é movida por um motor elétrico de 11 kW de potência (cerca de 15 cv) e 26,3 kgfm de torque.
- Diferente de outros modelos feitos para rodar na cidade, a velocidade máxima é de 110 km/h.
- A versão de produção terá três modos de condução: Eco, Ride e Sport.
- O alcance estimado é de até 127 km por carga rodando a uma velocidade média de 40 km/h
- A uma velocidade contínua de 80 km/h, a autonomia cai para cerca de 60 km. (Via: RideApart).
Tal como acontece com outros veículos elétricos, outros fatores podem afetar a autonomia. Em rotas com muitas subidas, por exemplo, o alcance por carga da scooter elétrica será menor.
Falando em alcance, a Lambretta Elettra virá com uma bateria de 4,6 quilowatts-hora, que, segundo o fabricante, leva cerca de cinco horas e meia para carregar em tomada doméstica de 220 volts — o tempo diminui para 36 minutos usando carregamento rápido.
Outra característica interessante é o corpo móvel, que levanta e expõe o motor e a bateria para fácil acesso apertando um botão. O design diferente aparece em ação no vídeo abaixo do Scooterlab UK.
Conforme o anúncio oficial da EICMA, a Elettra deve se juntar em breve à gama de scooters existente da Lambretta. Informações sobre preços e disponibilidade ainda não foram divulgadas oficialmente pela empresa.
A Lambretta
- O nome Lambretta é atrelado a nostalgia no mundo das scooters.
- A empresa italiana surgiu no fim da década de 1940 e logo virou sinônimo de elegância e mobilidade no pós-guerra.
- As scooters Lambretta iam além de meio de transporte e se tornaram uma espécia de item da moda entre os jovens da época.
- Ao longo das décadas a marca nunca se afastou da estética mais clássica. O mesmo espírito continua vivo na recém apresentada Lambretta Elettra.