Ídolo do Chelsea, Thiago Silva fez sua última partida com a camisa dos Blues neste domingo (19), diante do Bornemouth, na rodada final da Premier League 2023/24. Após a vitória por 2 a 1, o zagueiro foi homenageado e, ovacionado por torcedores e companheiros, se emocionou no gramado do Stamford Bridge.
Visivelmente emocionado e ao lado da família, Thiago Silva fez um discurso aos torcedores, que não deixaram as arquibancadas e cantaram seu nome a todo instante.
Thiago agradeceu à torcida, à Marina Granovskaia, diretora executiva do Chelsea e responsável por sua contratação, e Frank Lampard, ídolo e ex-treinador do time de Londres.
As homenagens, inclusive, começaram antes da bola rolar, com duas bandeiras estendidas no Stamford Bridge: uma com a imagem de Thiago Silva e a bandeira do Brasil e outra com os dizeres: “Ele veio do PSG para vencer a Champions League”, trecho da música cantada pela torcida.
Thiago Silva chegou ao Chelsea em 2020, após passagens por Milan, da Itália, e Paris Saint-Germain, da França. O zagueiro assinou um contrato de apenas uma temporada, mas logo tornou-se um dos líderes do grupo.
O camisa 6 deixa os Blues com nove gols em 156 partidas e com os títulos da Liga dos Campeões 2020/21, da Supercopa Europeia de 2021 e do Mundial de Clubes de 2021.
O Fluminense oficializou o retorno de Thiago Silva no dia 7 de maio. O zagueiro, após longa e vitoriosa trajetória no futebol europeu, volta ao clube pelo qual despontou após 16 anos.
O contrato se inicia no dia 1 de julho, mas ele só pode jogar a partir do dia 10, quando abre a janela de transferências. O vínculo será até o final de 2025.
“Feliz demais em estar voltando para casa. Já vínhamos conversando ao longo do mês. Foi uma decisão difícil no lado pessoal e familiar, que são meu maior patrimônio. Vou deixar eles em Londres por um momento. Minha super esposa entendeu. Ela foi a primeira pessoa a falar que eu deveria ir”, comentou em live com o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.
Thiago Silva é formado nas categorias de base do Fluminense, em Xerém, onde atuou dos 11 aos 18 anos de idade. Depois de rodar por alguns clubes, o zagueiro retornou ao Tricolor para, enfim, defender o time profissional, entre 2006 e 2008, quando efetivamente construiu sua idolatria junto à torcida.