A BYD, uma das maiores empresa de automóveis elétricos e híbridos, continua focando em expansão global e afirma que já passou na frente de todas as concorrentes em número de funcionários que atuam na área de pesquisa e desenvolvimento (ou P&D), responsável por desenvolver melhorias em produtos e serviços.
Atualmente, a empresa também aparece no “top 10” de maiores montadoras do mundo na sétima posição, com quase 1 milhão de veículos vendidos no segundo trimestre de 2024 (980 mil unidades).
BYD aposta em onda de contratações
- Até o fim de 2023, a BYD tinha cerca de 700 mil funcionários;
- Em menos de um ano, a empresa contratou mais de 200 mil colaboradores;
- Segundo o gerente geral de branding e relações públicas da BYD, Li Yunfei, a empresa possui exatamente 900.608 funcionários;
- A onda de contratações acontece na contramão das rivais, que estão cortando empregos na China.
- A Volkswagen e a GM, por exemplo, vão demitir funcionários no país em resposta à guerra de preços de carros elétricos, segundo informações da Reuters.
- Ainda segundo Li, a BYD é uma das maiores empregadoras da China e a maior montadora do mundo quando o assunto é a equipe de pesquisa e desenvolvimento;
- São mais de 110 mil funcionários que atuam apenas nessa área.
O plano da empresa, famosa no exterior pela oferta de carros elétricos de baixo custo, é garantir uma forte posição na área de software automotivo (conectividade, direção autônoma) e de novas tecnologias de bateria, mercado no qual já é a segunda maior do mundo. Por isso o investimento pesado no time de pesquisa e desenvolvimento.