sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEntretenimento“A Amiga Genial”: livro eleito o melhor do século 21 virou série;...

“A Amiga Genial”: livro eleito o melhor do século 21 virou série; conheça

Eleito o melhor livro do século 21 pelo The New York Times, “A Amiga Genial” foi lançado em 2011 e virou em série em 2018. O título é o primeiro volume da tetralogia napolitana de Elena Ferrante. Na TV, cada temporada adapta um livro. A quarta e última chega à Max, serviço de streaming da HBO, ainda este ano. As demais temporadas já estão disponíveis na plataforma.

A trama é ambientada no século 20 em Nápoles, na Itália, e acompanha a amizade entre duas mulheres que se conheceram ainda na infância. Assim como no livro, a série começa com Elena, aos 60 anos, sendo informada sobre o desaparecimento de sua amiga Lila. A partir disso, ela passa relembrar diversas fases da vida da dupla.

A história não foca em um relacionamento amoroso ou na necessidade das personagens de corresponder às expectativas de uma cultura convencional, mas na amizade feminina, maternidade e a relação das mulheres consigo mesmas. Além disso, por meio do foco à amizade conflituosa e competitiva entre as duas, a trama abrange ideias sobre “arte e política, classe e gênero, filosofia e destino” e constrói um retrato das transformações na Itália durante o pós-guerra..

Em cada fase da vida, as protagonistas são interpretadas por atrizes diferentes. Na infância, Ludovica Nasti e Elisa Del Genio interpretam Lila e Elena, respectivamente. Na adolescência, Gaia Girace e Margherita Mazzucco assumem os papéis. Já na fase adulta, que será abordada na quarta temporada, Irene Maiorino e Alba Rohrwacher, dão vida às personagens.

As atrizes principais de “A Amiga Genial” mudam ao decorrer das temporadas / Montagem CNN

As três temporadas da produção italiana contam com oito episódios, que tem média de 1 hora de duração. No final de 2023, a HBO anunciou que a série chegaria ao fim em 2024 com a quarta temporada.

Veja livros que vão virar filme ou série em 2024

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui