quinta-feira, janeiro 30, 2025
InícioDestaque8 reféns que deveriam ser libertados pelo Hamas estão mortos, informa Israel

8 reféns que deveriam ser libertados pelo Hamas estão mortos, informa Israel

Oito reféns do Hamas que deveriam ser soltos, em cumprimento da primeira fase do acordo de trégua entre Israel e o grupo terrorista na Faixa de Gaza, estão mortos. A informação é do porta-voz do governo israelense, David Mencer.

“Informamos as famílias sobre a situação”, disse Mencer, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 27. Isso significa que, dos 26 reféns incluídos no acordo para retorno ao país, apenas 18 permanecem vivos.

A confirmação das mortes amplia a pressão sobre o governo israelense, que enfrenta cobranças de aliados que são contra o acordo de cessar-fogo com os terroristas.

Israel diz que Hamas descumpre cessar-fogo

O Estado de Israel tem repetidamente acusado o grupo terrorista de não cumprir sua parte no acordo de cessar-fogo.

No sábado 25, o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz do Exército israelense, afirmou que “o Hamas falhou em cumprir suas obrigações” porque não libertou uma civil naquele dia — Arbel Yehud, de 29 anos.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que não dará permissão aos palestinos na Faixa de Gaza para voltar ao norte do território até que esse problema se resolva.

O Hamas, por sua vez, acusa Israel de atrasar a implantação do cessar-fogo ao impedir que palestinos deslocados retornem.

Das 251 pessoas sequestradas pelo Hamas durante o ataque terrorista de 7 de outubro de 2023, 87 ainda estão na Faixa de Gaza. Entre elas, as Forças de Defesa de Israel (FDI) já identificaram ao menos 34 como mortas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui