Após vários dias em cartaz no cinema, “Mickey 17” chegou como o novo filme do renomado diretor sul-coreano Bong Joon-ho, que dirigiu também o famoso “Parasita”. O ator Robert Pattinson estrela o filme como Mickey Barnes, um tabalhador descartável que é clonado sempre que morre para fins de pesquisa.
Em um futuro próximo, Mickey é enviado em uma expedição humana para colonizar um mundo gelado. Mesclando ficção científica e comédia, o elenco ainda conta com Naomi Ackie, Steven Yeun, Toni Collette e Mark Ruffalo.
Gostou de Mickey 17 e se interessou por outros filmes dirigidos por Bong Joon-ho? Pois veja, a seguir, uma lista com 8 produções deste diretor e onde assistir a maior parte delas no streaming.
8 filmes de Bong Joon-ho para maratonar no streaming
Incoerência (1994)
O curta-metragem “Incoerência”, com cerca de 30 minutos, é um dos primeiros trabalhos de Bong Joon Ho. Com elementos de comédia mórbida e crítica social, a obra já antecipa características do diretor que, mais tarde, seriam reconhecidas mundialmente.

A trama segue três homens, aparentemente sem ligação entre si, cometendo crimes na véspera de um discurso sobre a desordem social na Coreia, que será transmitido pela TV.
Cão Que Ladra Não Morde (2000)
A estreia de Bong Joon-Ho na direção de um longa-metragem foi na comédia mórbida “Cão Que Ladra Não Morde”. O filme é uma produção sul-coreana independente que satiriza o romance A Dog of Flanders.

A trama segue um acadêmico desempregado (Lee Sung-jae), irritado com o som de um cachorro latindo em seu prédio. Incomodado pelo barulho, ele toma uma atitude drástica.
Porém, esse ato acaba, meio sem querer, levando ao desaparecimento de vários cães, o que faz com que uma jovem que trabalha no complexo residencial (Bae Doona) investigue o caso.
- Não disponível nos streamings.
Memórias de um Assassino (2003)
O primeiro filme de Bong Joon Ho a chamar a atenção internacional foi o thriller policial sul-coreano “Memórias de um Assassino”.

Aclamado pela crítica, o longa é frequentemente mencionado em listas dos melhores filmes dos anos 2000 e do século 21.
Baseado em crimes reais, a trama se passa nos anos 80 e segue dois detetives que investigam uma série de estupros e assassinatos de mulheres jovens em uma província sul-coreana. O elenco conta com Song Kang-ho e Kim Sang-kyung.
- Não disponível nos streamings.
O Hospedeiro (2006)
Um marco do cinema coreano, “O Hospedeiro” está entre os filmes de maior bilheteria da história da Coreia do Sul. Multipremiado, também recebeu aclamação da crítica tanto no país de origem quanto internacionalmente.

Na trama, um monstro surge do rio Han, causando inúmeras mortes e sequestrando uma menina. O governo decreta quarentena devido a um suposto vírus ligado à criatura, mas a família da garota ignora as restrições e parte para resgatá-la.
O elenco inclui Song Kang-ho, Byun Hee-bong, Park Hae-il e Bae Doona.
Mother: A Busca pela Verdade (2009)
O suspense psicológico sul-coreano “Mother” seguiu o padrão dos filmes de Bong Joon Ho ao receber ampla aclamação da crítica.

A trama acompanha uma mãe (Kim Hye-ja) que cria sozinha seu filho de 28 anos (Won Bin), que tem deficiência intelectual. Quando ele é acusado de assassinar brutalmente uma adolescente, ela embarca em uma busca incansável para provar sua inocência.
- Não disponível nos streamings.
Expresso do Amanhã (Snowpiercer, 2013)
Filme que marca a estreia de Bong Joon Ho em língua inglesa, “Expresso do Amanhã” é uma adaptação da graphic novel francesa Le Transperceneige.

A trama distópica se desenrola a bordo do Snowpiercer, um trem que abriga os últimos sobreviventes de um mundo congelado. Os mais pobres vivem na parte traseira, enquanto os mais ricos ocupam os vagões da frente.
O elenco inclui Chris Evans, Song Kang-ho, Tilda Swinton, Jamie Bell, Octavia Spencer, Go Ah-sung, John Hurt e Ed Harris.
- Onde assistir:
- Mercado Play (gratuito com anúncios)
- Pluto TV (gratuito com anúncios)
- Runtime (gratuito com anúncios)
Okja (2017)
Coprodução entre Coreia do Sul e Estados Unidos, “Okja” é uma comédia com forte crítica ambiental.

O elenco conta com nomes como Choi Woo-shik, Tilda Swinton, Paul Dano, Steven Yeun, Lily Collins, Giancarlo Esposito e Jake Gyllenhaal.
Na trama, uma corporação cria 26 “superporcos” geneticamente modificados e os distribui para fazendeiros ao redor do mundo. Após dez anos, a empresa escolhe o melhor entre eles.
Okja, criado por uma garota sul-coreana, vence a disputa. Quando a empresa envia o animal aos EUA, a menina embarca em uma missão para resgatar seu melhor amigo.
Parasita (2019)
O filme mais aclamado de Bong Joon-Ho até o momento é “Parasita”.

Entre os vários prêmios, venceu quatro Oscars, conseguindo a façanha de levar a estatueta na categoria principal, Melhor Filme, mesmo sendo uma produção estrangeira e em língua não inglesa (sul-coreana, no caso). Além disso, foi o primeiro filme de seu país a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Na trama, uma família pobre e desempregada elabora um plano para que cada um se infiltre na casa de uma família rica. Como funcionários competentes e confiáveis, eles entram na realidade dos patrões, mas descobrem segredos terríveis.
Song Kang-ho, Lee Sun-kyun, Cho Yeo-jeong, Choi Woo-shik, Park So-dam, Jang Hye-jin, Park Myung-hoon e Lee Jung-eun estrelam o filme.
- Onde assistir:
- Amazon Prime Video
- Max
- Telecine