Criminosos estão aproveitando a cobrança de IPVA (Propriedade de Veículos Automotores), que acontece todo início de ano, para enganar as pessoas e ganhar dinheiro. Entre as estratégias está o golpe do falso SMS. A seguir, saiba tudo sobre o assunto e veja como não cair nessa armadilha.
O que é o golpe do falso SMS sobre pagamento do IPVA 2025?
O golpe do falso SMS é uma armadilha criada por criminosos que utilizam links falsos relacionados ao pagamento do IPVA. Na mensagem enviada para a vítima, é oferecido um desconto de até 45% para quitar o imposto.
Além disso, os criminosos usam um link com o domínio “.org” como uma forma de deixar o site semelhante ao portal oficial para o pagamento do tributo. Depois que a pessoa acessa o site enviado no SMS, ela digita os números da placa e todas as informações do automóvel aparecem no site, dando uma falsa sensação de segurança.
Então, o site falso pede para que seja digitado o CPF do proprietário, dando a entender que essa é mais uma etapa do processo para pagar o IPVA. Por último, há um QR Code para o pagamento via Pix. Porém, a vítima, na verdade, está transferindo o valor para a conta do criminoso.
A Kaspersky, empresa de segurança digital, registrou pelo menos 15 domínios utilizados para mandar mensagens SMS com links falsos. A companhia ainda afirma que a etapa na qual a pessoa insere o CPF vai servir para a aplicação de golpes no futuro.
Veja 8 dicas para evitar golpes do falso SMS sobre o IPVA
Para não cair em golpes do falso SMS sobre IPVA é muito importante ficar atento a algumas coisas. A seguir, veja 8 dicas essenciais para lhe ajudar.
1 – Saiba que o Detran não manda SMS
A primeira dica é fundamental para não cair neste tipo de golpe. O Detran já informou que não realiza contato com os usuários via e-mail, mensagens de SMS e ligações.
Segundo o órgão, todas as notificações sobre processos são mandadas por meio de correspondências publicadas no Diário Oficial do Estado e identificadas pelos Correios.
Então, ao receber algum tipo de contato de um suposto órgão público, entre em contato com o setor oficial do governo do seu estado.
2 – Desconfie de grandes descontos
Ao pagar o IPVA à vista, o contribuinte costuma receber descontos no valor total do imposto. Entretanto, a porcentagem não costuma ser tão alta como a que os criminosos estão oferecendo por meio de mensagem de SMS.

Em 2025, por exemplo, no estado de São Paulo o desconto é de apenas 3% para quem pagar em janeiro. Já em Minas Gerais, o abatimento chega a 6% com o programa Bom Pagador.
3 – Sempre verifique o portal oficial
Ao receber um SMS supostamente de um órgão oficial para o pagamento do IPVA, desconfie. Sempre acesse o portal oficial (site do Detran do seu estado ou Secretaria da Fazenda) para verificar a cobrança verdadeira e evitar golpes.
4 – Evite fornecer dados pessoais e financeiros para páginas desconhecidas ou não verificadas
Para acessar as informações sobre o IPVA, geralmente é necessário fornecer o número do Renavam e a placa do veículo. No entanto, dependendo da região, podem ser solicitadas outras informações conforme as regras de cada estado.

Todavia, essas informações só devem ser fornecidas se você tiver certeza absoluta de que está em um site oficial, pois, como dito neste conteúdo, informações como o CPF podem ser utilizadas para golpes futuros.
5 – Mantenha o antivírus e anti-malware de seu celular atualizado
Além de ser muito importante para evitar malwares, o antivírus pode ajudar a detectar links maliciosos e sites falsos. Por isso, é essencial mantê-lo sempre atualizado, assim você evita clicar em endereços eletrônicos que farão você cair em golpes como esse.
6 – Não clique em links de fontes que você não tem conhecimento
Se você não reconhece o número de telefone que enviou o SMS, não clique no link da mensagem. Muitas vezes esses endereços eletrônicos podem levar você para um site malicioso, prejudicá-lo por meio de golpes ou até roubo de dados.
7 – Conheça as táticas de phishing
Phishing é um termo que vem do inglês fishing e significa ‘pescaria’. Ele é utilizado para dar nome ao golpe no qual cibercriminosos usam mensagens apelativas como iscas, igual a mensagem do golpe do SMS falso ao pagar o IPVA. Por meio dessa tática, as vítimas são induzidas a fazer ações como fornecer dados, clicar em links e até baixar arquivos maliciosos.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, preste muita atenção a alguns detalhes, como erros grosseiros de português nas mensagens. Além disso, os conteúdos costumam ser bem apelativos, parecidos com o desconto exorbitante do IPVA. Há também um tom de voz incompatível com a suposta entidade, tendo uma linguagem formal ou informal demais.
8 – Confira se o QR Code ou código Pix está direcionando para a “Secretaria da Fazenda e Planejamento”
Em caso de golpe, o Pix é direcionado para a conta dos criminosos, em vez de ir para o órgão oficial do governo estadual. Por isso, sempre confira o nome do destinatário.