Tudo sobre Google
O Google é uma destas empresas que costuma fazer parte da vida de todo mundo, visto que a companhia é responsável por alguns dos principais serviços de ferramentas, comunicação e entretenimento online. Talvez por esta razão, foi decidido que as configurações de privacidade dos sites que ela administra ficariam todas em um mesmo lugar –– o que auxilia os usuários a promover mudanças em todas as suas contas de uma só vez. A seguir, confira sete configurações de privacidade do Google para você mudar agora mesmo.
Desative o rastreio de atividade online
Até a funcionalidade ser desativada, o Google rastreia toda a atividade que os usuários deixam nos sistemas online da própria empresa. Por isso, se você faz pesquisas no buscador, utiliza o GPS ou busca assuntos específicos no YouTube, estes rastros são recebidos, analisados e fornecerão anúncios personalizados a você.
Por isso, a fim de aumentar a sua privacidade, é recomendado o desativamento desta função. Para isso, basta estar logado na sua conta Google, clicar aqui (ou pesquisar “My Activity Google”), e desativar a configuração da seção “Atividade na Web e de apps”.
Exclua o histórico do GPS e YouTube
Sempre que você utiliza o aplicativo Maps, seu histórico fica salvo em um lugar específico do Google. Isso significa que não apenas o que você pesquisou é armazenado, mas um mapa, com todos os seus percursos, também fica salvo na plataforma (algo que você pode consultar clicando aqui ou pesquisando “Timeline Google”).
Para desativar, basta acessar este link, rolar a tela até o tópico “Linha do Tempo” e apertar no botão para desativar o salvamento destas configurações. Na mesma página, role a tela para baixo até encontrar “Histórico do YouTube”, selecione todas as opções e selecione o botão “Desativar”.
Desligue a personalização de anúncios
Ainda na mesma página (clique aqui), role a tela para baixo para encontrar a última seção de configuração do My Activity. O nome desta seção é “Anúncios Personalizados”; para desativá-la, basta acessar “Minha central de anúncios” e desligar a configuração. Uma vez que isso for finalizado, o Google não terá mais permissão para admitir a maior parte de seus dados e sugerir anúncios.
Desmarque a permissão de utilização de reviews
Enquanto navega na Play Store ou em qualquer outro serviço do Google, é possível adicionar lojas e destinos aos seus favoritos, deixar avaliação de serviços ou review de apps e muito mais. Contudo, todos estes dados são coletados pelo Google e podem ser utilizados (junto com seu nome e foto) para promover, por exemplo, um aplicativo.
Para desligar esta configuração, clique aqui, role a página para baixo e desmarque a caixinha azul no fim da tela.
Gerencie os dados públicos do seu perfil
Ao criar um perfil no Google, muitas informações de nossa conta se tornam públicas. Por isso, é imprescindível verificar quais informações são essas e se você está de acordo com a visibilidade delas. Para isso, acesse este link e verifique quais dos seus dados são públicos (como nome, e-mail, idade, etc). Aquilo que você não quiser exposto para todo mundo, pode ser desativado ao clicar nos ícones de cor azul.
Desative outras permissões de dados para anúncios
Nesta página, você verá que o Google ainda utiliza outras permissões no seu perfil para coletar dados e gerar anúncios. Logo no início da página, você vê o nome “Anúncios personalizados”; então, basta clicar no botão azul para desativá-los.
Analise quais aplicativos estão conectados
Clicando aqui, você encontra uma relação de sites e aplicativos que tem acesso direto aos seus dados de login. Na aba “Fazer login com Google”, você encontra aqueles que usam suas informações quando você faz login, por exemplo. Encontre os sites que não deseja vincular seus dados, clique neles, arraste a página para baixo e clique em “Excluir todas as conexões atuais com o app”.