segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioCiência e tecnologia6 em cada 10 usuários acessam internet pela televisão 

6 em cada 10 usuários acessam internet pela televisão 

Um levantamento do IAB Brasil, associação que visa o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, divulgou dados sobre o acesso de internet via televisão, formatos preferidos e a relação dos internautas com a publicidade em TV Conectada (CTV). Conforme os resultados, assim como a proporção de usuários de internet no Brasil cresceu, o acesso via televisão também, sendo este o único dispositivo que vem apresentando aumento consistente ao longo dos anos.   

O que você precisa saber: 



  • Segundo a TIC Domicílios, após dois anos de estabilidade, a proporção de usuários de internet no Brasil cresceu, atingindo a marca de 156 milhões em 2023, representando um alcance de 84% da população brasileira; 
  • Nesse sentido, a pesquisa do IAB Brasil apontou que 58% dos entrevistados acessaram a internet pela TV em 2023;   
  • Esse crescimento reflete a mudança nos hábitos de consumo, com o usuário dando cada vez mais preferência ao conteúdo televisivo; 
  • A pesquisa “TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade” foi feita em parceria com a Offerwise;  
  • Para complementar o tema, a associação também apresentou um whitepaper (documento informativo e de orientação) sobre perspectivas para publicidade na CTV; 
  • TV Conectada (também chamada de TV híbrida) refere-se ao uso de aparelhos que conectam a televisão à internet (dispositivos embutidos). Tipos diferentes de CTV incluem, por exemplo, o PlayStation, Amazon Fire TV ou Apple TV. 

Leia mais! 

De acordo com o levantamento, dos internautas com acesso à internet na TV, 78% consomem conteúdo na televisão diariamente ou quase todos os dias. Quanto ao tempo dedicado, 24% afirmaram passar de uma a duas horas por dia assistindo TV, enquanto 31% despendem entre duas e quatro horas diárias na atividade.  

Outro aspecto relevante foi a tendência multitarefa durante o conteúdo televisivo: 83% dos internautas realizam outras atividades e, dessa porcentagem, 69% acessam outros dispositivos (smartphones, tablets, notebooks, etc.) enquanto assistem TV. Esse comportamento destaca a importância de experiências integradas e personalizadas e a necessidade de soluções que prendam a atenção dos telespectadores — especialmente para marcas que querem atingir sua audiência.  

Chromecast com Google TV (Imagem: divulgação/Google)

TV Conectada e publicidade 

Já faz algum tempo que a TV Conectada passou a ser considerada um caminho interessante para o marketing, sendo uma das principais tendências em publicidade digital para os próximos anos.   

Corroborando com a inclinação vista nos últimos anos, a pesquisa do IAB apontou que a CTV é um espaço de oportunidades para anunciantes, visto que 69% dos entrevistados viram anúncios nesse meio recentemente, sendo que, desses, 60% gostam ou não se incomodam com a publicidade.  

A personalização dos anúncios é vista como positiva por 66% dos usuários, o que também influencia nas decisões de compra: 3 em cada 5 internautas impactados por anúncios em CTV realizaram a compra do produto ou serviço posteriormente.  

Os canais de TV aberta e aplicativos de streaming pagos são os favoritos dos usuários, ambos com 47% dos respondentes afirmando consumirem conteúdos nesses formatos em sua TV Conectada. Além disso, metade dos internautas dedicam 80% ou mais de seu tempo na televisão consumindo streaming.   

Para acessar a pesquisa completa “TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade”, clique aqui.   

Para complementar os dados trazidos pelo levantamento, o IAB Brasil também lançou o whitepaper “Publicidade nas grandes telas: perspectivas para CTV”, com insights trazidos pela transformação do cenário do consumo audiovisual, além de oportunidades e desafios para a publicidade na TV Conectada.   

O material apresentou boas práticas para criativos em CTV e elementos fundamentais que as empresas devem considerar nesse novo capítulo da evolução da televisão. Veja aqui detalhes do informativo. 

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui