O Nintendo Switch continua como um dos consoles portáteis de videogame mais vendidos no mundo. Mas, apesar desta popularidade toda, alguns usuários ainda desconhecem atalhos e configurações básicas que podem aprimorar a experiência de uso do aparelho.
Então, reunimos seis dicas que todos os usuários do Switch devem conhecer para acionar ou alterar configurações e atalhos no console. Confira mais informações a seguir.
O console possui uma série de botões e cada um oferece acesso a funções distintas. O botão “Home”, por exemplo, é costumeiramente utilizado para retornar à área de trabalho do aparelho –– independentemente se você estivar no meio de um jogo, desbravando pela eShop, alterando configurações, etc.
Contudo, se você mantiver esse botão pressionado, uma aba de configuração irá aparecer no lado direito da tela do console. Nesta aba, você pode aumentar a abaixar o volume, controlar a incidência de brilho da tela, acionar o brilho automático, habilitar e desabilitar o modo avião, deixar o console no modo de descanso, conferir as horas e até o status da autonomia de bateria.
Outro detalhe é que se você pressionar e segurar, simultaneamente, os botões ZL + ZR enquanto essa tela de ações está aberta, a porcentagem da bateria aparece para você.
Esse atalho funciona em qualquer momento, até mesmo dentro do jogo, o que pode ser útil, por exemplo, para aumentar a luminosidade da tela durante uma cena do game em que tudo está escuro.
Ative o modo escuro
O modo escuro é uma funcionalidade que está disponível na grande maioria dos dispositivos modernos –– e com o Nintendo Switch não é diferente. Essa funcionalidade deixa a tela com o fundo escuro, o que aumenta o conforto visual e diminui significativamente a agressão aos olhos por causa do excesso do brilho.
Para ativá-lo, vá em Configurações > Temas > e selecione a opção “Preto” para definir o modo escuro.
Melhore o esquema de cores no Nintendo Switch OLED
Não é novidade para os gamers que a tela do Switch OLED é uma das melhores dentre todos os consoles portáteis. Mas o que muitos não sabem é da possibilidade de alterar o esquema de cores do sistema. Essa configuração é útil, por exemplo, caso o brilho esteja saturado demais.
Para isso, vá em Configurações > Console > Cores da tela do console > selecione o modo desejado.
Utilize fones de ouvido sem fio
Poucas pessoas utilizam fones de ouvido com cabo atualmente e, por isso, os dispositivos eletrônicos mais modernos detém um software amigável para fones de ouvido Bluetooth.
Para conectá-los é muito simples: acesse Configurações > Áudio Bluetooth > Sincronizar dispositivo > ligue o seu fone Bluetooth > confirme o nome do aparelho. Nós já fizemos um tutorial que ensina o passo a passo, veja aqui.
Personalize o modo de suspensão
O modo de suspensão do console é uma configuração que deixa o aparelho “hibernando” enquanto não está sendo utilizado. Por padrão, o aparelho hiberna após 10 minutos sem atividade, mas essa e outras configurações podem ser personalizadas –– o que é importante para quem deseja economizar bateria a todo custo.
Para realizar essa personalização, acesse Configurações > Modo de descanso. Em seguida, é possível selecionar em quanto tempo o aparelho deve desligar se estiver no modo portátil ou conectado à TV, e se a internet deve continuar ligada caso o aparelho comece a hibernar.
Ative o zoom na tela
Essa dica serve para os usuários que possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade visual: o Nintendo Switch permite que você dê zoom na tela para enxergar os detalhes mais facilmente.
Para isso, vá em Configurações > Console > Zoom e ative. Depois que a configuração for ativada, você pode pressionar o botão Home duas vezes seguidas para acionar o zoom: enquanto estiver ativado, você pode pressionar X e Y para aumentar e diminuir o zoom.