sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologia5G é realmente mais rápido que 4G no Brasil? Pesquisa responde

5G é realmente mais rápido que 4G no Brasil? Pesquisa responde

Uma das promessas do 5G é oferecer latência menor em comparação ao 4G. Tecnicalidades à parte, isso significa carregar conteúdos mais rápido. Mas será que, no Brasil, é mais rápido mesmo? Essa foi a pergunta que uma pesquisa da Ookla se propôs a responder. E, segundo a análise, o 5G é mais rápido, sim.

A pesquisa, cujos resultados estão disponíveis no site da Ookla, analisou a velocidade de carregamento de páginas (quantos milissegundos leva para uma página carregar) no 5G e no 4G em três serviços populares em nove países importantes ao redor do mundo durante o primeiro trimestre de 2024.

5G é mais rápido que 4G no Brasil, segundo pesquisa

5G superou o 4G na velocidade de carregamento das páginas analisadas por pesquisa (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Agora, sim, é um bom momento para entender as tecnicalidades deixadas de lado no primeiro parágrafo deste texto. O princípio é: boa velocidade de carregamento depende de baixa latência. Daí a promessa do 5G.

A velocidade de carregamento de páginas considera quanto tempo leva para elas exibirem totalmente seus conteúdos. E essa velocidade é diretamente impactada pela latência – a rapidez com que o aparelho recebe uma resposta após enviar uma solicitação. Quanto menor essa janela, mais rápido o carregamento.

O 5G cumpriu a promessa de latência, mostrando uma velocidade de carregamento de página mais rápida do que o 4G em todos os serviços em todos os países analisados pela pesquisa da Ookla. No entanto, a melhoria não foi a mesma em todos os lugares.

No caso do Brasil, a análise constatou que o Google carregou 20% mais rápido no 5G do que no 4G. Em relação ao YouTube, a diferença foi de 25%, enquanto no Facebook foi de 30%. Confira abaixo os dados detalhados:

Tabela com dados sobre 5G no Brasil em comparação ao 4G
5G carrega páginas de 20% a 30% mais rápido no Brasil, aponta pesquisa (Imagem: Ookla e Olhar Digital)

Veja abaixo os apontamentos da análise em relação aos demais países considerados no levantamento (a porcentagem mostra quão mais rápido as páginas carregaram no 5G em comparação ao 4G):

Países Facebook Google YouTube
África do Sul 36% mais rápido 22% mais rápido 27% mais rápido
Canadá 23% mais rápido 18% mais rápido 16% mais rápido
Espanha 15% mais rápido 14% mais rápido 11% mais rápido
Estados Unidos 26% mais rápido 21% mais rápido 22% mais rápido
França 19% mais rápido 20% mais rápido 14% mais rápido
Índia 33% mais rápido 23% mais rápido 32% mais rápido
México 26% mais rápido 26% mais rápido 28% mais rápido
Nigéria 47% mais rápido 24% mais rápido 27% mais rápido
(Fonte: Ookla)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui