Em 2000, acontecia a primeira celebração de Natal na Estação Espacial Internacional (ISS). E tem sido assim durante esses 23 anos desde a primeira expedição ao laboratório orbital. No entanto, aquela não foi a primeira vez que a maior festa cristã foi celebrada fora da Terra.
Isso, na verdade, aconteceu muito antes, em 24 de dezembro de 1968, a bordo da primeira espaçonave a orbitar a Lua, a Apollo 8.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Naquele ano, os EUA tinham invadido o Vietnã, e os astronautas Frank Borman, Jim Lovell e William Anders fizeram uma transmissão ao vivo, com o objetivo de enviar uma mensagem de paz e esperança para o mundo.
Eles mostraram fotos da Terra e da Lua e leram trechos do livro de Gênesis, num ato que entrou para a história como o primeiro Natal que seres humanos celebraram no espaço. E o maior presente veio no ano seguinte: a conquista da Lua.
A grande solidão é inspiradora e faz você perceber o que você tem na Terra
Jim Lovell, astronauta da missão Apollo 8
Mensagem de Natal dos astronautas da ISS
Na sexta-feira (22), a NASA divulgou a mensagem de Natal dos atuais ocupantes da ISS: o dinamarquês Andreas Mogensen, as norte-americanas Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, o japonês Satoshi Furukawa e os russos Konstantin Borisov, Oleg Kononenko e Nikolai Chub.
Como é o Natal na Estação Espacial Internacional
Este será o 23º Natal na ISS – com direito a votos de felicidade, gorrinhos vermelhos com pompom branco nas pontas e até ceia. Tudo isso, é claro, respeitando as particularidades de cada tripulante a bordo, já que nem todos, necessariamente, são cristãos ou comemoram a data.
Em relação à alimentação, muita coisa evoluiu da era Apollo para cá. No início da década de 1960, a comida servia apenas para fornecer os nutrientes necessários, sendo dividida em dois formatos: pastas espremidas de tubos e sugadas por meio de canudos e cubos mastigáveis de alimentos comprimidos e desidratados.
Atualmente, é possível produzir uma ceia de Natal bastante farta. A tripulação dispõe de alimentos reidratáveis (como sopas, por exemplo), termoestabilizados (atum), irradiados (carnes) e processados (peru defumado).
Os astronautas também têm condimentos como catchup, mostarda e maionese, disponíveis em sachês. Temperos como sal e pimenta são usados em forma líquida, para que grânulos ou cristais não saiam voando e acabem causando um acidente. O “cardápio de bebidas” conta com sucos, água e café. Refrigerante e bebidas alcoólicas, no entanto, nem pensar.
Cada expedição celebra a data de uma maneira. Normalmente, dias antes, os tripulantes começam a decorar a estação, com meias e até árvore de Natal. Eles também aproveitam a folga para conversar com as famílias, confraternizar e enviar mensagens de paz e esperança para a Terra.