terça-feira, novembro 19, 2024
InícioViagem & Gastronomia50 Best Bars: Tan Tan é o único brasileiro entre os melhores...

50 Best Bars: Tan Tan é o único brasileiro entre os melhores bares do mundo

A lista com os 50 melhores bares do mundo de 2024 foi revelada nesta terça-feira (22) e apenas um endereço brasileiro consta no ranking. É o Tan Tan, em Pinheiros, em São Paulo. A relação foi divulgada em evento em Madrid, na Espanha, pelo The World’s 50 Best Bars, ranking anual que elege os melhores bares do mundo.

O Tan Tan aparece na 31ª posição – no ano passado, o bar em Pinheiros havia figurado no 56º lugar da lista estendida. Liderado por Thiago Bañares, o bar completou nove anos em 2024 e consta como figurinha carimbada nas listas de melhores bares do mundo nos anos anteriores.

Desde março, corre na casa a carta “Back to basics”, com 14 drinques, divididos em cinco famílias, em que o objetivo é fazer com que experts e não experts consigam explorar os coquetéis sem dificuldades.

“Esta é uma posição que nos traz muita responsabilidade, porque além de representar o reconhecimento do nosso conceito, nos torna representantes do nosso país”, afirma Bañares em comunicado.

Os 10 melhores bares do mundo

O melhor bar do mundo neste ano é o Handshake Speakeasy, na Cidade do México. Ele foi considerado ainda o Melhor Bar da América do Norte. Segundo a premiação, o bar secreto na região de Colonia Juarez é difícil de ser encontrado, mas aqueles que se sentam no balcão “são recompensados ​​com uma experiência estelar”.

Na vice-liderança aparece o Bar Leone, que conquistou ainda os prêmios de Melhor Bar da Ásia e a nova entrada mais alta da lista atual. O bar trabalha com coquetelaria clássica e honra a Itália, com camisas de futebol antigas e fotos de ícones do país da bota penduradas no salão.

O Sips, em Barcelona, ficou em 3º lugar, sendo que em 2023 ele havia conquistado o posto de melhor do mundo.

Confira os 10 melhores bares do mundo de 2024, segundo o The World’s 50 Best Bars: 

  1. Handshake Speakeasy (Cidade do México, México) *Melhor Bar da América do Norte
  2. Bar Leone (Hong Kong) *Melhor Bar da Ásia
  3. Sips (Barcelona, Espanha) *Melhor Bar da Europa
  4. Tayēr + Elementary (Londres, Inglaterra)
  5. Jigger & Pony (Singapura)
  6. Line (Atenas, Grécia)
  7. Tres Monos (Buenos Aires, Argentina) *Melhor Bar na América do Sul
  8. Alquímico (Cartagena, Colômbia)
  9. Zest (Seul, Coreia do Sul)
  10. Paradiso (Barcelona, Espanha)

Além do Tres Monos, do Alquímico e do Tan Tan, a América do Sul se destacou com outros quatro bares na lista. São eles: Lady Bee, em Lima (16º lugar); CoChinChina, em Buenos Aires (22°);  Sala de Laura, em Bogotá (44º); Floreria Atlántico, em Buenos Aires (46º)

Confira a lista completa aqui.

Prêmios especiais

A noite também foi recheada de condecorações especiais. O prêmio de One to Watch, que aponta para um bar que tem se destacado no cenário da coquetelaria mundial e que tem potencial para aparecer na lista oficial nos anos seguintes, foi para o Cat Bite Club, em Singapura.

Anunciado anteriormente, o prêmio de Arte da Hospitalidade foi para o Caretaker’s Cottage, em Melbourne, na Austrália. O bar é descrito pela organização como despretensioso e com vontade construir uma comunidade, projetado para fazer com que os clientes retornem para novas descobertas ou para redescobrirem clássicos. Ele apareceu neste ano no 21º lugar do ranking.

O bar eleito a “lenda da lista“, que apareceu no ranking de maneira consistente desde 2016, foi o Floreria Atlántico, em Buenos Aires. O bar é um dos mais concorridos da capital portenha e fica escondido atrás de uma floricultura.

O título de “bartender dos bartenders“, categoria exclusivamente votada pelos colegas de profissão, foi para Iain McPherson, nome por trás do Panda & Sons, bar em Edimburgo, na Escócia. O profissional foi descrito pela organização como um “prolífico inovador dos coquetéis escoceses”, que faz do balcão um verdadeiro laboratório.

O melhor design para um bar foi para o Himkok, em Oslo, na Noruega, que funciona também como uma destilaria e que possui uma decoração inspirada nos speakeasies nova-iorquinos dos anos 1930. O bar ficou no 11º lugar da lista neste ano.

O bar premiado com a melhor carta foi o Lyaness, na região de South Bank, em Londres, que é pilotado pelo bartender Ryan Chetiyawardana, conhecido como Mr Lyan. A honraria de Ícone da Indústria foi entrega a Monica Berg, bartender e empreendedora por trás do bar londrino Tayēr + Elementary, que figura entre os cinco melhores bares do mundo neste ano.

A melhor nova abertura foi para o Superbueno, bar em Nova York que mistura raízes mexicanas com toques nova-iorquinos em um ambiente de cores fortes e luzes neon. A categoria de Sustentabilidade premiou o Zest, em Seul, na Coreia do Sul.

Já o bar que mais escalou posições em relação ao ranking passado é o The Cambridge Public House, em Paris.

Lista estendida


Drinque do LPM Dubai
Drinque do LPM Dubai, novato entre os melhores bares do mundo em 2024, que aparece na lista estendida • Divulgação/The World’s 50 Best Bars

No começo do mês, a lista estendida com os melhores bares do mundo entre as posições 51 e 100 foi divulgada. Nenhum bar do Brasil aparece na relação, que reúne endereços de 35 cidades do mundo.

A Europa sai na frente com 18 bares, seguida pela América, com 14. A Ásia possui 13 endereços; já Austrália e África têm dois representantes cada e os Emirados Árabes Unidos possuem apenas um. Confira todos os destaques da lista estendida nesta matéria.

A lista com os melhores bares do mundo é divulgada desde 2009 e compilada por votos de cerca de 700 especialistas da área, incluindo bartenders, consultores, jornalistas e especialistas em coquetéis de todo o mundo.

Cada membro tem direito a oito votos com base em experiências dos últimos 18 meses. Os eleitores permanecem anônimos e o processo é confidencial – os votantes não podem eleger seus próprios bares e não devem ter interesse financeiro por trás da lista.

Bares de 35 cidades estão em lista do The World’s 50 Best Bars

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui