Com o uso do celular, a bateria se desgasta ao longo do tempo, e uma piora nessa parte pode afetar a performance de todo aparelho até chegar a um ponto em que será preciso substituí-la. Veja abaixo cinco sinais de que é preciso trocar a bateria do celular.
Como saber se o celular precisa trocar a bateria?
Tipicamente, baterias de smartphones duram entre dois e três anos com variação de 500 a 600 ciclos de carregamento. De acordo com a empresa de reparo de celulares, Dr. Phone Fix, com exceção dos iPhones, uma bateria pode durar até três anos em ótimo estado. Depois disso, problemas se tornam comuns.
1. A bateria do celular dura menos tempo
Uma redução do desempenho do carregamento pode ser um sinal de que você deve trocar a bateria do celular. Se o usuário tem que carregar o aparelho muitas vezes ao dia ou se demora muito mais para completar a recarga, o defeito pode estar na bateria.
Mas antes de chegar a conclusão de que o problema é esse de fato, é necessário investigar outras causas em potenciais, segundo o site How to Geek.
2. Desligamentos inesperados
Se o celular desliga de forma inesperada ou se não consegue ser ligado de novo, isso pode indicar que é preciso trocar a bateria do celular. Mas também existem outras causas para esse problema, como defeitos na tela, por exemplo.
3. Aparelho só funciona ligado ao carregador
Ao ter certeza de que a falha está na bateria, o próximo passo é conectar o carregador ao celular e observar por entre quatro a cinco minutos. Se o aparelho funcionar e volta a responder, esse é um sinal positivo.
Depois isso, remova o celular do carregador e verifique se ele desliga imediatamente. Caso pare de funcionar, significa que o usuário deve trocar a bateria de seu celular.
4. A bateria tende a inchar
Esse é um óbvio e comum sinal de que a bateria está perto do fim de sua durabilidade. Nos casos em que o aparelho incha, o usuário poderá perceber que a tela começa a se separar da borda do dispositivo. A causa disso é excesso de carregamento do telefone.
Uma bateria inchada de celular representa um risco e potencial e, por isso, o usuário deve trocá-la antes que se torne perigosa.
5. Aquecimento excessivo do aparelho
Uso intenso de aplicativos pesados, bem como deixá-lo exposto no Sol podem fazer com que o dispositivo esquente. No entanto, se o aparelho fica quente de forma muito intensa ou constantemente mesmo quando está em uso menos do que o usual, pode significar que há algum problema na bateria.
Além disso, se o telefone fica ainda mais quente enquanto carrega, isso pode ser um sinal de bateria defeituosa.