Se você já assistiu a filmes de animação onde os movimentos e a ação pareciam realistas, provavelmente os animadores fizeram uso da técnica de rotoscopia.
Para quem não sabe, a rotoscopia é uma técnica usada para criar movimentos fluidos e realistas em filmes e animações. Nestes filmes, cenas filmadas com atores reais são desenhadas e pintadas por cima.
Os resultados dessa técnica são surpreendentes. Caso você queira descobrir mais sobre ela, a seguir listamos cinco filmes que utilizam a rotoscopia. Confira!
Rotoscopia: 5 filmes que usam a técnica
Waking Life (2001)
- Não disponível nos streamings.
Com roteiro e direção de Richard Linklater, “Waking Life” é um filme de animação em que empregou-se a rotoscopia digital sobre filmagens reais. A técnica de rotoscopia neste filme cria um efeito surreal e onírico, que está de acordo com sua proposta temática.
A trama segue um jovem que vaga por uma sucessão de realidades oníricas. Ele tem encontros filosóficos e conversas existenciais profundas enquanto tenta discernir se está sonhando ou acordado.
O Homem Duplo (2006)
- Disponível para alugar ou comprar no Apple TV e Amazon Prime Video.
Outro filme de Richard Linklater que utiliza a rotoscopia é “O Homem Duplo”. O longa é uma animação de thriller sci-fi baseada no romance homônimo de Philip K. Dick.
O elenco conta com Keanu Reeves, Robert Downey Jr., Woody Harrelson e Winona Ryder. O filme foi filmado digitalmente e, posteriormente, animado usando rotoscopia interpolada. A técnica cria um efeito psicodélico e paranoico no filme.
A trama se passa em um futuro distópico, onde os Estados Unidos estão perdendo a guerra contra as drogas. Um policial disfarçado (Reeves) se infiltra no submundo das drogas. Ele utiliza uma tecnologia que disfarça sua aparência, tornando impossível identificar sua verdadeira identidade.
- Disponível para assinantes do Amazon Prime Video, Looke e Mubi.
- Disponível gratuitamente no Pluto TV.
A animação “Com Amor, Van Gogh” se destaca como o primeiro longa-metragem inteiramente pintado à mão.
O filme utilizou a técnica de rotoscopia, na qual cenas filmadas com atores reais foram projetadas em telas. Em seguida, elas foram pintadas a óleo, emulando o estilo de Van Gogh.
Misturando cinebiografia e mistério, a trama explora as circunstâncias em torno da morte de Van Gogh.
O Senhor dos Aneis (1978)
- Não disponível nos streamings.
Antes dos filmes de Peter Jackson, o romance de J. R. R. Tolkien ganhou uma adaptação animada. E essa animação utilizou extensivamente a técnica de rotoscopia.
Dirigido por Ralph Bakshi, o filme segue o hobbit Frodo e seus companheiros da Irmandade do Anel, que partem para destruir um anel mágico feito pelo vilão Sauron.
A animação cult “Heavy Metal” também utilizou a rotoscopia, embora não de forma integral. No entanto, os animadores empregaram a técnica em vários momentos.
Baseado na revista de mesmo nome, o filme é uma antologia de histórias interligadas, cada uma baseada em uma história diferente da revista Heavy Metal. A obra combina animação adulta, música heavy metal e temas de fantasia e ficção científica.