O filme “A Substância”, com Demi Moore, é um dos destaques do horror em 2024. Na trama, uma apresentadora de um programa de saúde na TV é demitida. Desesperada, se submete a um teste de laboratório de uma substância que promete torná-la mais jovem, saudável e aprimorada.
O longa se insere no subgênero de horror corporal (body horror), que explora transformações, mutilações, mutações e outras modificações no corpo.
Em virtude dessa nova entrada no gênero, destacamos mais cinco produções que abordam esse tipo de terror corporal.
Filmes perecidos com “A Substância”
Titane (2021)
Com uma trama que aposta na bizarrice, “Titane” é um body horror dirigido por Julia Ducournau.
A história acompanha Alexia (Agathe Rousselle), que, quando pequena, sofreu um acidente de carro que resultou em um implante de titânio em seu crânio. Alexia desenvolve um fetiche sexual por carros e se torna uma serial killer.
Após eventos bizarros que atraem as autoridades, Alexia se disfarça como Adrien, o filho desaparecido de um bombeiro (Vincent Lindon). O longa ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2021.
A Mosca (1986)
Clássico filme de terror dos anos 80, A Mosca conta com a direção de David Cronenberg. Considerado por muitos o principal diretor do subgênero de horror corporal, A Mosca é um dos seus trabalhos mais renomados.
Na trama, um cientista brilhante desenvolve um projeto de teletransporte. Porém, durante um teste, uma mosca cai na máquina e acaba fundindo-se ao cientista. Aos poucos, ele começa a se transformar em um híbrido de homem e inseto. Ao mesmo tempo, ele inicia um romance com uma jornalista de ciências.
O filme conta com um elenco de destaque, com atores como Jeff Goldblum (Jurassic Park), Geena Davis (Thelma & Louise) e John Getz (Gosto de Sangue).
Possessor (2020)
Esta ficção científica de body horror conta com roteiro e direção de Brandon Cronenberg, filho de ninguém menos que David Cronenberg. Em “Possessor”, uma assassina (Andrea Riseborough) utiliza uma tecnologia de implantes cerebrais para habitar o corpo de outras pessoas.
Ela usa esses corpos para praticar assassinatos em nome de uma organização secreta. Porém, seu hospedeiro atual traz problemas.
Hellraiser (1987)
Com um estilo perturbador que mistura elementos de terror psicológico e físico, Hellraiser se tornou um clássico do gênero. A trama gira em torno de uma caixa enigmática que, ao ser aberta, libera seres demoníacos chamados Cenobitas, liderados pelo icônico Pinhead.
Quando um homem obcecado por experiências extremas abre a caixa, ele é arrastado para o mundo dos Cenobitas, deixando um rastro de destruição e terror. Sua cunhada Julia, com quem teve um caso, tenta trazê-lo de volta.
O filme conta com a direção de Clive Barker, que também escreveu o livro no qual a obra se baseia.
- Onde assistir: Looke, Pluto TV (grátis), Netmovies (grátis)
A Sociedade dos Amigos do Diabo (1989)
Dirigido por Brian Yuzna, “A Sociedade dos Amigos do Diabo” é um filme satírico que combina horror e comédia.
A trama segue um adolescente, interpretado por Billy Warlock, que desconfia que seus pais e a sociedade de elite à qual pertencem fazem parte de algo terrível.