De 1 a 30 de novembro, 5 estados do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Curitiba – celebram os 12 anos do maior roteiro gastronômico de hambúrguer do país: o BURGER FEST.
A 19ª edição do festival reúne restaurantes, bares e hamburguerias para promover simultaneamente a cultura do hambúrguer de qualidade.
“Para essa edição especial a curadoria selecionou casas e chefs que sempre estiveram presentes no evento e performaram promovendo inovação, qualidade e talento”, afirma Claudio Baran, criador do festival, que destaca uma das novidades de 2024: o ranking Burger Fest dos 50 melhores hambúrgueres do Brasil, que serão eleitos pela curadoria do festival e pelo voto popular por meio do site do evento.
As casas participantes vão criar um hambúrguer e, em alguns casos, um acompanhamento inédito para o festival, a preço livre.
Serão mais de 100 estabelecimentos distribuídos entre os 5 estados, entre os participantes de São Paulo, já estão confirmadas hamburguerias como Holy Burger, com um Burger 180g, queijo tallegio, bacon, ovo frito, maionese trufada no pão brioche e fritas (R$ 75); Mr Mills, com um burger de 130g, queijo cheddar, cebola roxa assada e temperada, farofa de bacon, maionese Mills, ketchup Heinz Bacon e cebola caramelizada, alface americana picada no pão de brioche (R$ 43); o tradicional Osnir Burger com hambúrger 130g, presunto, tomate, muçarela com orégano, palmito, ovo, rodelas de cebola no pão de hambúrguer com Ketchup Heinz Picante (R$ 49,90); Food Street Augusta, com 2 smash angus 90g com parmesão no pão preto selado na manteiga, maionese defumada, queijo cheddar, crispy de cebola roxa, Ketchup Heinz Picles e uma pimenta dedo de moça empanada (R$ 42,90) e uma batata crinckle McCain temperada com alho, alecrim e lemon pepper, Catupiry, costela de boi desfiada, cebola crispy para acompanhar (R$ 48). Restaurantes como o Forneria San Paolo que criou um Burger de 150g com queijo emmental e brie, cebola caramelizada, tomate confitado e bacon na massa de pizza ao forno. Acompanha batatas fritas ou salada verde (R$ 78) também participam do evento.
O festival já injetou em mais de 10 anos cerca de R$5 milhões no mercado de hambúrguer nacional, atingindo a marca de mais de 1,8 milhão de hambúrgueres consumidos, com aproximadamente 3.000 estabelecimentos espalhados pelo Brasil, gerando um valor de R$150 milhões em vendas.
Mostra dos 30 anos do “Castelo Rá-Tim-Bum” tem itens inéditos