O gênero do horror é um campo popular no cinema. Ao longo dos anos, as telonas testemunharam o surgimento de clássicos, como “Psicose, “O Exorcista”, “Pânico” e “Halloween”.
Por trás das histórias que fazem tremer e tomar bons sustos, existem diretores que, cada um à sua técnica, moldam narrativas com o objetivo de torná-las assustadoras.
Para além de nomes clássicos, a CNN separou, abaixo, cinco cineastas que trazem obras de dar medo bem avaliadas pelo público e crítica. De nomes clássicos, à contemporâneos e com direito a uma brasileira.
Veja 5 diretores do horror que vale a pena conhecer
James Wan
Cineasta australiano, James Wan ganhou destaque no início dos anos 2000 com o lançamento da saga “Jogos Mortais”. No entanto, seu sucesso perdura até mesmo em lançamentos atuais. Ao longo de duas décadas, Wan foi destaque, também, nas franquias “Sobrenatural” e “Invocação do Mal” (que ganhará um novo filme em breve).
Seu destaque está na construção de mistérios. Outros filmes dirigidos por ele são “A Maldição da Chorona” (2019) e “Maligno” (2021).
M. Night Shyamalan
Diretor indiano, M. Night Shyamalan é destaque especialmente em filmes de terror que se voltam mais ao suspense e/ ou à ficção científica. Ele ganhou reconhecimento mundial com o lançamento de “O Sexto Sentido” (1999), que se tornou um marco no gênero de suspense psicológico. Outros sucessos do cineasta foram “Corpo Fechado” (2000), “A Visita” (2015) e “Fragmentado” (2016).
Outra característica marcante de seus longas-metragens é a construção de plot twists, ou seja, mudança inesperada na história.
Os filmes mais recentes de M. Night Shyamalan são “Os Observadores” e “Armadilha”, ambos de 2024.
Robert Eggers
Diretor norte-americano, Robert Eggers é destaque em terror de época e é um dos nomes contemporâneos mais falados dos últimos anos. Ele ganhou destaque já com seu filme de estreia, “A Bruxa” (2015) e fez sucesso ainda com produções como “O Farol” (2019), sua segunda produção, e o “O Homem do Norte” (2022).
Leigh Janiak
Cineasta norte-americana, Leigh Janiak se destacou recentemente. Ela ganhou reconhecimento principalmente com a trilogia “Rua do Medo”, lançada na Netflix em 2021, que se baseia nas histórias de terror escritas por R.L. Stine. A série de filmes combina horror com mensagens de família, amor e amizade.
O uso de referências aos filmes de terror dos anos 90 e 80 também é um destaque, provocando nostalgia no público. Antes de “Rua do Medo”, Janiak dirigiu o suspense “Honeymoon” (2014).
Gabriela Amaral Almeida
Cineasta brasileira, Gabriela Almeida tem se destacado no cenário nacional. Seu terror de maior reconhecimento é “O Animal Cordial” (2017), um thriller psicológico que examina a natureza humana em situações extremas.
Ela também fez parte de “As Boas Maneiras” (2017), co-dirigido com Marco Dutra. O filme combina elementos de terror com drama social, explorando a relação entre uma mulher e uma misteriosa babá em um contexto urbano.
Os filmes de terror mais aguardados para o 2º semestre de 2024