Em tempos de guerra até a publicidade entra em ação para reforçar os objetivos de cada nação. Neste cenário, os desenhos animados são mais uma ferramenta para envolver a população em uma campanha positiva sobre o conflito.
Dessa forma, os desenhos animados que são propaganda de guerra são usados para atrair jovens para se juntar à guerra, reforçar o apoio da população, exaltar à pátria e até para sustentar as decisões militares dos países envolvidos. Mas que animações dão vida a essas ideias? Confira agora, 5 desenhos criados para tais objetivos.
Desenhos animados que são propaganda de guerra
1. Desenho anti-Zelensky
O desenho que coloca o presidente da Ucrânia como um vilão está causando uma polêmica sobre quem são os seus verdadeiros criadores. A suspeita é que o desenho pró Rússia teria sido criado pelos próprios russos. No entanto, a imprensa estatal russa se defende e afirma que animadores franceses deram origem a animação. Uma vez que alega que a ajuda militar à Ucrânia poderia estar empobrecendo os europeus.
Essa justificativa foi levantada, pois em um dos episódios um personagem com características que remetem ao presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky é um falso Papai Noel desce a chaminé para roubar os presentes das crianças francesas. O mais interessante que ele opta por roubar os aviões militares o que faz referência ainda mais evidente à guerra.
O desenho faz parte da série animada anti-Zelensky Ukraine Inc. Sendo que o primeiro episódio foi publicado no site ukraine-inc.info em 2023 e, a partir daí, novos episódios são lançados regularmente.
2. Desenho pró-Israel
Curiosamente, um desenho publicado no YouTube revela a visão do estado de Israel sobre o conflito contra a Palestina. Isso fica bem claro, pelo fato de o desenho relatar que os israelenses estão do lado que é sempre atacado e sempre sofrerem com táticas palestinas ao tentarem se defender.
O interessante é que em desenhos animados que são propaganda de guerra as animações contam em uma história sutil a mensagem que seus criadores querem passar. E neste, não foi diferente!
Afinal, a animação mostra um menino, que representa o governo israelense, sendo sempre provocado por outro menino, que remete à Palestina. Na história, o primeiro menino tenta atacar o segundo, mas acaba não têm êxito algum, pois o segundo, que seria a Palestina, esconde-se atrás de meninas.
Neste caso, o desenho em questão visa explicar os interesses de Israel sobre o conflito e sua criação é de origem brasileira. O vídeo está no canal no YouTube da Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo). Em sua descrição, a legenda é a seguinte: “Entenda de maneira didática a situação no Oriente Médio”.
3. Na cara do Fuehrer/ Vida de Nazista (Der Fuehrer’s Face)
Com tema antinazista, o desenho animado que narra a história de Donald como operário em uma fábrica de armamentos em Nutzi é sem sombra de dúvida uma animação polêmica. O desenho, criado em 1943, chegou até mesmo a ganhar um ganhou um Oscar.
O interessante é que a sátira mostra que Donald tem um pesadelo, onde trabalha nessa fábrica toda decorada com a suástica e começa a ter um grande colapso de tanto trabalhar fazendo armamentos. Na sequência ele acorda aliviado em sua casa nos Estados Unidos.
4. Educação para a Morte / As Crianças de Hitler (Education for Death)
Em 1943, a Disney empenhou seus esforços em apoiar a visão americana antinazista em suas criações. Além da animação com Donald, investiu em um curta que conta a história de um menino que é educado para adorar a ideologia nazista.
Esse contexto remete a lavagem cerebral que, muitas vezes, a ideologia nazista fazia, com suas frases e símbolos. Sobretudo, o desenho mostra o autoritarismo imposto para controlar a vida dos cidadãos desde a infância.
5. A Vitória pela Força Aérea (Victory Through Air Power)
Ainda em 1943, a Disney deu vida a mais um desenho animado de propaganda de guerra, agora com enfoque nos conflitos que aconteciam no Japão. O filme Victory Through Air Power mostra os bombardeios que atacavam as cidades e fábricas no país.
No entanto, como uma defensora de seu país de origem a Disney não deixou passar a vontade de mostrar o poderio americano. Isso fica bem claro, no momento em que aparece uma águia gigante que luta contra um polvo, até que voa para longe e chega até um globo que seria o alto do mastro da bandeira americana. Onde, em seguida, aparece os dizeres: “Vitória pela Força Aérea”.