sábado, janeiro 11, 2025
InícioViagem & Gastronomia5 cinemas de rua para conhecer em São Paulo

5 cinemas de rua para conhecer em São Paulo

O simples ato de ir assistir a um filme fica mais em evidência quando uma atriz brasileira realiza um feito inédito para o país. Foi o caso da vitória de um Globo de Ouro de Fernanda Torres, 59, pelo seu papel de Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles.

A obra teve um sucesso tão grande que marcou 1 milhão de telespectadores em cinemas brasileiros em 11 dias após a estreia, em novembro do ano passado. Muitas dessas salas de exibição, inclusive, ficam em cinemas de rua. Então, por que não aproveitar para conhecer esses pontos culturais, históricos e turísticos de São Paulo?

O PlayArte Multiplex Marabá, antigo Cine Marabá, por exemplo, é um dos cinemas de rua mais antigos ainda em funcionamento — afinal, a inauguração ocorreu em 1945. Outros destaques são o REAG Belas Artes, fundado em 1956, e o Cine Marquise, de 1963.

Conheça 5 cinemas de rua em São Paulo:

1. REAG Belas Artes


REAG Belas Artes
Sala de exibição do REAG Belas Artes • Divulgação/REAG Belas Artes

Localizado no bairro da Consolação, o REAG Belas Artes funciona como um local de exibição de filmes desde 1956. Porém, foi só em 1967 que foi inaugurado como Cine Belas Artes. Em 2024, mudou o nome para REAG Belas Artes após novo patrocínio.

O cinema ganhou seis salas em 1980 — formato que mantém até hoje. Cada uma delas leva o nome de um artista brasileiro, como Helena Ignez e Carmen Miranda.

REAG Belas Artes: Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP / Confira programação aqui

2. Cine Marquise


Cine Marquise
Fachada do Cine Marquise, no Conjunto Nacional • Yago Moreira

O tradicional Cine Marquise, antigo Cinearte, fica localizado no coração de São Paulo: no Conjunto Nacional, em plena Avenida Paulista.

Segundo o pesquisador Antonio Ricardo Soriano, do blog “Salas de Cinema de São Paulo”, a inauguração do Cine Marquise ocorreu em 1963 sob o nome Cine Rio. Na época, o cinema era composto por apenas uma sala de 500 lugares.

Atualmente, o local conta com três salas, sendo a maior com 370 lugares e a menor com 27.

Cine Marquise: Conjunto Nacional – piso térreo; Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo – SP / Confira a programação aqui

3. PlayArte Multiplex Marabá


 Cine Marabá
PlayArte Multiplex Marabá, o antigo Cine Marabá, no centro de São Paulo • Wikimedia Commons

O PlayArte Multiplex Marabá, antigo Cine Marabá, é o cinema de rua mais antigo ainda em funcionamento da história de São Paulo.

Localizado na República, entre as avenidas São João e Ipiranga, foi fundado em 1945. À época, os empresários planejaram o local para ser um ambiente de luxo, que contava com apenas uma sala de mais de mil lugares.

Hoje, a PlayArte, empresa brasileira que distribui e exibe filmes, é a responsável pela gestão do local, que conta com cinco salas, sendo a maior com mais de 400 lugares.

PlayArte Multiplex Marabá: Av. Ipiranga, 757 – República – São Paulo – SP / Confira a programação aqui

4. Cinesala


cinesala
Cinesala é um dos cinemas históricos de São Paulo • Divulgação/Cinesala

Em funcionamento desde 1962, o Cinesala é um dos cinemas históricos — e de rua — da cidade de São Paulo. Localizado na Fradique Coutinho, em Pinheiros, o cinema nasceu com outro nome, o Cine Fiammetta, e ficou assim por 30 anos.

Em 1989, passou a exibir filmes clássicos e raros sob o título de Sala Cinemateca. Ganhou outros batismos nos anos 2000 até virar o Cinesala em 2014. Hoje, o local conta com salas que oferecem poltronas similares a sofás.

A programação é composta por filmes mais populares e por longas que a empresa considera autorais. Em anos recentes, foi escolhida como uma das salas de cinema mais confortáveis da cidade.

Cinesala: Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros, São Paulo – SP / Confira a programação aqui

5. Reserva Cultural


Reserva Cultural
Reserva Cultural funciona como um complexo que envolve gastronomia e lazer • Divulgação/Reserva Cultural

Fundado em 2005, o Reserva Cultural fica na Avenida Paulista, no prédio da Gazeta, e funciona como um complexo cultural: além das salas de exibições, há livraria, a cafeteria Pain de France e o restaurantes Bistrô Reserva.

O cinema nasceu com o intuito de exibir filmes independentes e fora do circuito comercial diante da chegada das grandes redes. A ideia partiu de Jean Thomas Bernardini, fundador da distribuidora Imovision. Antes de virar o Reserva Cultural, o local abrigava o Cine Gazeta.

Reserva Cultural: Avenida Paulista, 900 – Térreo Baixo – Bela Vista, São Paulo – SP / Confira a programação aqui

Outros cinemas de rua que valem a visita:

  • Espaço Augusta: é o antigo Espaço Itaú de Cinema. As cinco salas ficam na famosa rua Augusta e o local conta com uma livraria. Endereço: Rua Augusta, 1475 – Consolação, São Paulo – SP;
  • CineSesc: também localizado na Augusta, a fundação deste tradicional cinema de rua da capital paulista ocorreu em 1979. Cinéfilos contam com uma sala de exibição e um bar. Endereço: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo – SP;
  • Cineclube Cortina: surgiu de um estacionamento que virou um pequeno cinema na República. Também conta com restaurante e bar e vira espaço para shows e festas. Endereço: Rua Araújo, 62 – República, São Paulo – SP.

Café Girondino reabre no centro de São Paulo com menu para qualquer hora do dia

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui