Lançado em janeiro deste ano, o OnePlus 12 é um smartphone de origem chinesa com alto poder de processamento devido a hardwares como a memória RAM de 12 GB e ao processador Qualcomm Snapdragon 888. Mas, para além da alta popularidade, alguns usuários compartilharam certo descontentamento com problemas comuns neste celular.
A seguir, saiba quais são alguns desses problemas e como resolvê-los no OnePlus 12. Sugestões englobam desde a alteração das configurações nativas do smartphone até o uso de outros aparelhos.
Névoa persistente na câmera
Durante climas frios e de alta umidade, alguns usuários notaram que uma mancha clara aparece na câmera do dispositivo, quase como uma névoa, o que compromete o ato de capturar imagens e filmar. Necessariamente, esse é um problema que deve ser tratado com o atendimento ao cliente da marca, porém, enquanto você aguarda um retorno, você pode tentar outro método.
Quando isso acontece, geralmente é porque parte da tampa da câmera não está bem encaixada, então, a primeira coisa a ser feita é verificar se você consegue encaixá-la bem ao fazer um pouco de pressão. Se isso não for suficiente, coloque o celular sobre um desumidificador de ar e deixe o celular gravando, por 30 minutos, na resolução mais alta possível. Esse conjunto de fatores pode colaborar para evaporar a umidade dentro da câmera.
Essa foi apenas uma sugestão, mas recomendamos que o mais adequado é visitar um técnico autorizado pela fabricante do smartphone e levar o aparelho para ser reparado.
Celular escolhe apenas a rede mais lenta de internet
Alguns dispositivos mais modernos já estão programados para acessar automaticamente a rede de internet mais rápida disponível. Por exemplo: se o seu roteador emite duas faixas simultaneamente, como 2G e 5G, o smartphone se conectaria a 5G. Mas nem sempre isso ocorre.
A primeira coisa que deve ser feita é desligar o Wi-Fi do seu OnePlus 12, esperar alguns segundos e ligá-lo novamente. Caso ele não tenha se conectado a banda 5 GHz, então, o primeiro passo é alterar a configuração do roteador para que ele emita apenas a velocidade mais alta: você pode fazer isso ao entrar em contato com assistência técnica da máquina. E se nem isso funcionar, tente atualizar o firmware do roteador.
Gmail congela no celular
Ter uma memória RAM de 12 GB é um privilégio, contudo, alguns dispositivos não sabem utilizá-la de forma adequada — seja por causa de um defeito de fábrica ou porque a fabricante não fez um bom trabalho ao desenvolver o aparelho. Em alguns fóruns online, há muitos relatos de o aplicativo Gmail congelar no OnePlus 12 e isso certamente tem a ver com a administração da memória RAM.
A memória RAM pode ser considerada “a melhor amiga” do processador, visto que ela o auxilia a estabilizar inúmeros processos. Apesar disso, quando essa memória é relativamente grande, acaba sendo encarregada de muitas tarefas, o que pode colaborar para muito travamento; mas, como já avisamos, isso não é comum em dispositivos que foram bem desenvolvidos.
Por isso, nossa sugestão é a seguinte: acesse as configurações do seu smartphone e ajuste a expansão da memória RAM do OnePlus 12: altere-a de 12 GB para 4 GB. Além disso, tente deletar o aplicativo do Gmail e instalá-lo novamente. Essas mudanças devem resolver o congelamento excessivo do app.
A taxa de atualização cai subitamente
A taxa de atualização de uma tela é igual ao número de vezes por segundo em que essa tela atualiza as imagens: quanto maior a taxa, mais suave o conteúdo visualizado é rodado. No caso do OnePlus 12, sua taxa de atualização é de 120 Hz, o que deve ser muito bom para quem valoriza jogos.
Contudo, após certo tempo de jogo, é possível verificar que as imagens passam a ter uma qualidade inferior no quesito fluidez e movimentos, e até a apresentar certos travamentos. Essa queda na taxa de atualização ocorre porque o sistema do celular detectou um nível preocupante no aumento da temperatura, então, reduzir a taxa pode colaborar para estabilizar a temperatura.
Esse recurso é automático e não representa um defeito. Apesar disso, você pode fazer algumas alterações no seu celular e no seu ambiente para que possa usufruir continuamente da taxa de 120 Hz. Primeiro, ative o “modo de jogo pro” na função Hyperboost para que o celular permaneça com um bom desempenho. Em seguida, saia de perto da luz exposta do sol e fique na frente de um ventilador ou num ambiente com ar-condicionado.
É recomendável, também, que evite jogar enquanto o celular estiver carregando.