A era dos streamings está acabando? Um levantamento realizado pela Adyen, empresa especializada em pagamentos eletrônicos, revelou que muitos brasileiros pretendem cancelar suas assinaturas de streaming no próximo ano.
De acordo com o trabalho, as mudanças nas plataformas pode estar motivando a perda de clientes. Entre estas medidas estão restrições ao compartilhamento de senhas e os aumentos de preços dos serviços.
Diminuição de gastos é o principal motivo citado
De acordo com o Adyen Index – Digital Report 2024, 39% dos entrevistados pretendem cancelar ao menos uma assinatura nos próximos 12 meses. O levantamento contou com a participação de duas mil consumidores e 400 empresas digitais no Brasil.
Segundo a empresa especializada em pagamentos eletrônicos, os usuários assinam, em média, três plataformas diferentes. E o principal motivo para os cancelamentos seria reduzir os gastos.
Ainda de acordo com o levantamento, isso pode significar um baque importante para empresas muito populares no segmento, caso de Netflix, Prime Video, Max e Disney+. Por isso, a Adyen destaca a necessidade destas companhias oferecerem serviços personalizados para que suas assinaturas não estejam entre as canceladas.
O streaming é bastante utilizado pelo público mais jovem
- Cerca de 90% da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) utiliza serviços de assinatura de streaming.
- Já entre os nascidos entre 1928 e 1945, a adesão também é significativa, atingindo 75%.
- De forma geral, 22% dos entrevistados possuem pelo menos dois serviços simultaneamente, 20% assinam três e 19,5% contam com apenas uma assinatura.
- Entre as plataformas mais populares estão as de séries e filmes, com 80% de adesão, seguidas pelos serviços que oferecem benefícios de marketplace (60%).
- Os serviços de streaming de música aparecem em terceiro lugar, com 56% de adesão, enquanto as assinaturas de delivery de comida ficaram em quarto, com 42%.