segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioPolítica282 candidatos usam nomes de Lula e Bolsonaro

282 candidatos usam nomes de Lula e Bolsonaro

A Justiça Eleitoral libera o uso de apelidos e nomes pelos quais os candidatos são conhecidos nas eleições. Dessa forma, muitos concorrentes adotaram nomes em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para as disputas deste ano.

Conforme levantamento do jornal Metrópoles, 282 candidatos nas eleições de 2024 estão utilizando os nomes “Lula”, “Lulinha”, “Bolsonaro” e “bolsonarista” nas urnas. A análise baseou-se em dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dos 194 candidatos que usam “Lula” ou “Lulinha”, só 1,55% têm o nome na certidão de nascimento. São Paulo lidera com 22 candidatos utilizando o nome de Bolsonaro. Nas eleições de 2022, Bolsonaro obteve 55,24% dos votos válidos no estado, contra 44,76% de Lula.

A Bahia é a unidade da Federação com mais candidatos utilizando o nome de Lula, com 36 postulantes. Lula venceu na Bahia com 72,12% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro ficou com 27,88%.

Impacto da disputa entre Lula e Bolsonaro nas eleições de 2024

Em 2022, Lula e Bolsonaro disputaram a Presidência da República, com petista vencendo o segundo turno com 50,9% dos votos contra 49,1% do ex-presidente, uma diferença de 2,13 milhões de votos.

Entre os 78 candidatos que adotaram o nome de Bolsonaro, apenas cerca de 9% têm o sobrenome. Entre eles estão Carlos Bolsonaro (PL-RJ), candidato à reeleição como vereador no Rio de Janeiro, e Jair Renan (PL-SC), concorrendo a vereador em Balneário Camboriú (SC).

Registro de candidaturas e próximos passos do TSE

Os candidatos às eleições municipais de 2024 tiveram até 15 de agosto para registrar suas candidaturas na Justiça Eleitoral. O TSE permite que candidatos usem prenomes, sobrenomes, apelidos ou nomes pelos quais são mais conhecidos.

Segundo o TSE, foram registradas 457 mil candidaturas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Agora, a Justiça Eleitoral avaliará os nomes apresentados para definir quais aparecerão nas urnas eletrônicas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui