Atualmente, 21% dos adultos dos EUA se informam sobre notícias em perfis de influencers nas redes sociais. É o que mostra um relatório divulgado na segunda-feira (18) pelo Pew Research Center, que também revela que grande parte dos entrevistados enxerga os perfis como uma forma de “entender melhor os eventos atuais e as questões cívicas”.
Entenda:
- 21% dos adultos dos EUA se informam por perfis de influenciadores de notícias, de acordo com um relatório do Pew Research Center;
- A pesquisa contou com 10 mil participantes acima dos 18 anos, e analisou 500 influenciadores de notícias com mais de 100 mil seguidores no Facebook, Instagram, TikTok, YouTube ou X;
- Os usuários de 18 a 29 anos são os que mais se informam pelos perfis de influencers;
- O X e o Instagram são as plataformas com mais perfis de influenciadores de notícias;
- Só 23% dos influencers possuem experiência na indústria de notícias – e tendem a não expressar opiniões políticas claras.
A pesquisa contou com 10 mil participantes adultos (acima dos 18 anos de idade) e analisou 500 influenciadores digitais de notícias com mais de 100 mil seguidores no Facebook, Instagram, TikTok, YouTube ou X (antigo Twitter). A maior parcela de pessoas que recorrem aos perfis pertence à faixa dos 18 aos 29 anos, como mostra o relatório.
Só 23% dos influencers possuem experiência na indústria de notícias
“Influenciadores de notícias surgiram como uma das principais alternativas aos canais tradicionais como fonte de notícias e informações para muitas pessoas, especialmente os mais jovens. E esses influenciadores realmente alcançaram novos níveis de atenção e destaque este ano em meio à eleição presidencial”, disse Galen Stocking, coautor do estudo.
Em grande parte das plataformas analisadas, o número de influenciadores do sexo masculino foi duas vezes maior do que do sexo feminino. Além disso, a tendência é que esses perfis de notícia adotem uma posição política mais conservadora – exceto no TikTok, que conta com influencers mais liberais.
A maior parte dos influencers de notícias possui contas em mais de uma plataforma, e o X lidera a pesquisa com 85% de perfis ativos. O Instagram vem logo em seguida como vice-campeão, com 50% dos influenciadores aderindo à rede.