sexta-feira, fevereiro 7, 2025
InícioViagem & Gastronomia20 anos de Google Maps: 5 atrações turísticas mais fotografadas do Brasil

20 anos de Google Maps: 5 atrações turísticas mais fotografadas do Brasil

O litoral do Brasil faz parte dos destinos mais fotografados do país. Pelo menos, é o que aponta o ranking da plataforma Google Maps, que completa 20 anos nesta quinta-feira (6) e ajuda pessoas a se localizarem.

As atrações turísticas passam pelos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Muitos itens da lista mostram locais históricos e instagramáveis do país, além de outros que exaltam a natureza e biodiversidade local.

Veja as 5 atrações turísticas mais fotografadas do Brasil:

5. Praça do Marco Zero (PE)


Praça do Marco Zero
Praça do Marco Zero, em Recife, ficou em quinto lugar no ranking • mtcurado/Getty Images

O quinto lugar do ranking do Google Maps ficou com a Praça do Barão do Rio Branco, em Recife, em Pernambuco — oficialmente conhecida como Praça do Marco Zero. Afinal, é onde está o quilômetro zero das estradas do estado. Sendo um importante centro histórico, cultural e social da cidade, também marca a fundação do município, em 1537.

4. Escadaria Selarón (RJ)


Foto da escadaria Selarón, no RJ
Escadaria Selarón • Boris G/Flickr

A escadaria fluminense e instagramável Selarón, localizada entre os bairros de Santa Teresa e da Lapa, foi a quarta atração turística mais fotografada do Brasil. Com assinatura do chileno radicado no Brasil, Jorge Selarón, a obra de duzentos e quinze degraus começou a ser feita nos anos 1990.

O sucesso foi tão grande que artistas internacionais, como Snoop Dogg e a banda U2, já usaram o local como cenário de clipes musicais. Em 2015, a prefeitura do Rio tombou a escadaria.

3. Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (PE/AL)


São Miguel dos Milagres, em Alagoas, faz parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais • Cristian Lourenço/Getty Images

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, que aparece em terceira posição entre os destinos mais fotografados do Brasil, fica entre o sul de Pernambuco e Maceió, capital do estado de Alagoas. Com cerca de 120 quilômetros de praia e mangues, a região é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

O local abrange diversos municípios, como Tamandaré, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres. Por lá, o contato com a natureza é intenso com programas como caminhadas na praia, banho de mar, visita às piscinas naturais, avistamento de peixe-boi, mergulho livre e mais.

2. Museu Náutico da Bahia, Farol da Barra (BA)


farol da barra
Farol da Barra, em Salvador, na Bahia • Maiquel Jantsch/Getty Images

A medalha de prata do ranking ficou com o Museu Náutico da Bahia — Farol da Barra. O monumento fica localizado em Salvador, cidade fundada pelos portugueses em 1549, que foi a primeira capital administrativa, portuária e militar do Brasil e uma das mais antigas do continente americano.

A atração reúne um acervo arqueológico com instrumentos de navegação e sinalização náutica, além de maquetes, miniaturas de embarcações e uma exposição sobre geografia, história e antropologia da Baía de Todos os Santos.

Além disso, também conta com exposições temporárias, observação com telescópios e binóculos e palestras ou atividades relacionadas ao estudo dos oceanos e dos mares. Para entrar, é necessário desembolsar a partir de R$ 10 (meia-entrada).

Museu Náutico da Bahia — Farol da Barra: Largo do Farol da Barra, s/n – Forte de Santo Antônio da Barra, Barra, Salvador – BA/ Tel.: (71) 3264 3296/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h. 

1. Cristo Redentor (RJ)


Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
Vista aérea do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro • Christian Adams/Getty Images

Além de entrar na sétima posição da lista das atrações mais populares do mundo do Google Maps, o Cristo Redentor ocupou a primeira posição do ranking dos pontos turísticos mais fotografados do Brasil na plataforma.

Localizado no Corcovado, no Rio de Janeiro, o ícone brasileiro tem 30 metros de altura e uma envergadura do mesmo tamanho. A construção do projeto aconteceu após o arquiteto Heitor da Silva Costa ganhar um concurso em fevereiro de 1922. Hoje, é símbolo da capital fluminense — e quiçá do Brasil.

14 restaurantes brasileiros estão entre os mil melhores do mundo

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui