sexta-feira, maio 16, 2025
InícioDestaque19 federações se opõem a Ednaldo e apoiam dirigente de RR

19 federações se opõem a Ednaldo e apoiam dirigente de RR

O cenário político da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou, depois do afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues, nesta quinta-feira, 15. Agora, o presidente eleito da Federação Roraimense, Samir Xaud, desponta como favorito para acumular apoio e assumir o comando da entidade. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Pelo menos 19 federações manifestaram apoio à sua possível candidatura e publicaram, na noite desta quinta, um documento em defesa de mudanças internas e críticas à gestão de Rodrigues.

Samir Xaud, de 40 anos, foi escolhido para liderar a entidade estadual em janeiro de 2025, no lugar de seu ai, Zeca Xaud, cuja longa trajetória à frente da federação roraimense completaria 40 anos em 2026. O novo dirigente, médico infectologista e empresário do setor esportivo, deve assumir o cargo em 2027, mas pode chegar à presidência da CBF, caso vença a eleição prevista para o quadriênio 2025-2029.

Renovação na CBF e resistência entre clubes

Samir Xaud é um nome forte para suceder Ednaldo na CBF
Samir Xaud é um nome forte para suceder Ednaldo na CBF | Foto: Divulgação/FRF

Apoiado por seu perfil jovem, Samir Xaud conta com a aprovação de diversos líderes estaduais, que defendem inovação e profissionalização na gestão esportiva. “O cenário exige uma renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão”, afirma trecho do manifesto subscrito pelas federações.

Entretanto, essa articulação encontra resistência entre clubes, que destacam a pouca expressão do futebol de Roraima em âmbito nacional. A FRF possui apenas dez filiados, dos quais nove participaram da votação que elegeu Samir. Apenas o GAS representa o Estado na Série D do Campeonato Brasileiro. Outros clubes, como São Raimundo, Náutico, Baré e Atlético Roraima, tiveram passagens recentes pela quarta divisão.

O lançamento oficial da candidatura de Samir depende da realização do pleito, cuja data ainda não foi estabelecida. O vice-presidente Fernando Sarney, nomeado interventor pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tem 30 dias para convocar a eleição. “Não é o momento eleitoral ainda”, disse Sarney. “Não voto. Mas já ouvi falar [do Samir Xaud]. Não posso dizer que não conheço. É um ótimo nome, gente boa.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui